sábado, 21 de maio de 2011

Bolo de farinha de trigo integral



Rogerio não esquece a receita rsrs , Vamos  à  receita tão esperada
Ingredientes
-3 xícaras  (chá) de farinha de trigo integral  (fiz com Farinha Dona Benta)
-1 colher (sopa) de fermento em Pó (Também Dona Benta)
-2 xícaras (chá) de açúcar
-4  gemas
-1 xícara  (chá) de margarina ou óleo
-1 xícara (chá) de leite
-3 claras em neve
   FAROFA
 -1 xícara  (chá) de farinha de trigo comum
 -1 xícara (chá) de açúcar
 -1 colher (sopa ) de margarina ou óleo
   Misture tudo e faça uma farofa para cobrir a massa e  leve ao forno .

      MODO DE PREPARO
 Misture afarinha integral (Dona Benta) e o  fermento reserve.
Numa batedeira, bata o açúcar,as gemas e a margarina ou (óleo)  até  formar um creme esbranquiçado,alternadamente vá  colocando a farinha e o leite  aos poucos,  continue batendo até ficar uma massa homogênea  , retire da batedeira e encorpore as claras em neve aos poucos  ,unte uma  forma redonda  com farinha de trigo comum ,coloque a  massa na forma redonda e cubra com a farofa ,leve ao forno preaquecido e deixe assar por  cerca de 35minutos ou até que ,espetando um palito no centro saia limpo .
  FÁCIL  E MUITO GOSTOSO, PARA UM CAFÉ  DA TARDE EM BOA COMPANHIA.

BOM FIM DE SEMANA


Beijo no coração de todos

Macarrão Caseiro

Não existe massa tão simples quanto essa, na minha opinião rsrs.
Eu como sou adepta a macarrão integral, arroz integral e outros. Não poderia seguir a receita sem usar minha farinha de trigo INTEGRAL.
Essa receita aprendi com a Ana Maria Braga, infelizmente não foi pessoalmente, ela até queria, mas minha agenda estava um pouco cheia rsrsrs. A receita dela é com farinha de trigo normal (branca), mas pode utilizar a integral sem nenhum problema.

Para cada 100g de farinha de trigo (branca ou integral) 1 ovo. Assim não tem erro.


Vamos a receita da Ana Maria Braga

ingredientes

400 g de farinha de trigo (ou 280 g de farinha de trigo e 120 g de semolina)
4 ovos
modo de preparo

1º - Em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha.

2º - Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por 5 minutos no mínimo. Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em 2 pedaços para abrir.

3º - Na mão: Com um pau ou rolo de macarrão abra a massa na espessura de 0,1 mm. Depois de aberta, acerte as laterais formando um retângulo. Enrole este retângulo, no sentido do comprimento e com uma faca, corte este rocambole, no sentido da largura, em tiras finas. Depois de cortada toda massa, desenrole essas tiras e coloque em um varal para secar por 20 minutos.

4º - Na máquina - Ajuste o controle da máquina de massa (manual ou elétrica) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas 3 vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa. Ajuste a máquina para espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Repita o processo até atingir a espessura desejada (2 mm para fettuccine ou tagliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).



Agora as fotos do meu macarrão. (fiz agora pouco, está fresquinho)








Esse bolo a receita vem logo também


Em breve escreverei a receita. Assim que o Rogerio me passar rsrs

sábado, 14 de maio de 2011