sexta-feira, 19 de julho de 2013

Bolo Gelado de Limão

Ingredientes Massa 1 colher (sopa) fermento em pó 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de açúcar 5 ovos Recheio 5 colheres (sopa) de amido de milho 4 gemas 1 lata de leite condensado 1 litro de leite 1 lata de creme de leite 1 colher (sopa) de essência de baunilha Montagem Suco de 2 limões 1 caixa de chantilly (200g) --------------------------------- Modo de preparo Massa Na batedeira bata o açúcar (peneirado) com as gemas, acrescente a farinha de trigo (também peneirada) intercalando com a água. Em seguida, bata as claras em neve e misture a massa com cuidado. No final acrescente o fermento. Coloque em forma de 30 cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 minutos. Assim que esfriar, você pode recheá-lo (o recheio deve estar gelado). Recheio Bata todos os ingredientes no liquidificador (menos o creme de leite e a essência de baunilha). Leve para o fogo, mexendo sempre, acrescente a essência e assim que estiver para engrossar, retire do fogo e misture o creme de leite. Cubra com papel filme e coloque para gelar. Montagem Com o bolo já frio e cortado ao meio e o recheio gelado, vamos montá-lo. Primeiro faça uma calda com os limões para regar o bolo, recheie o bolo e por fim basta bater o chantilly O ideal é deixar o bolo umas 2 horas na geladeira antes de servir. Decore com raspas. Receita tirada do https://www.facebook.com/MULHEREScomESTILOofficial?ref=stream&hc_location=stream https://www.facebook.com/photo.php?fbid=565337930195115&set=a.411808108881432.98247.411779455550964&type=1&relevant_count=1&ref=nf Eu ainda não fiz, mas tem cara de ser deliciosa, né?
Tenho tantas receitinhas novas para postar, só me falta tempo. Logo atualizarei o blog. As duas postagens de hoje, estavam como rascunho já a bastante tempo.

Hortinha em casa - Camada de drenagem





Um dos fatores mais importantes na hora de preparar um vaso ou jardineira é a camada de drenagem. Quando o excesso de água das regas acumula nos vasos, suas plantas podem morrer, porque as raízes apodrecem.

Para a drenagem você pode usar diversos materiais: cacos de telha ou vasos quebrados, argila expandida (as bolinhas marrons), brita ou até isopor (ideal para vasos pesados). Para começar a camada, proteja os buracos maiores do seu vaso com cacos de telha, depois coloque uma camada boa , suficiente pra cobrir o fundo,de argila expandida ou o que tiver à mão. Existe no mercado uma manta chamada bidim, ela permite que a água saia do vaso e que a terra não entupa os buraquinhos, se não encontrá-la, não é 100% necessária. Caso seu vaso não tenha buracos, faça-os com uma chave de fenda quente ou furadeira elétrica (no mínimo 3 para uma jardineira).

A camada pode aumentar, depende do tamanho do vaso. No caso de jardineiras menores, faça uma camada de drenagem mais fina e plante hortelã, orégano ou qualquer outra planta rasteira.
Não mantenha pratinhos com água sob os vasos, além de abrigar larvas do mosquito da dengue, você vai acumular água no fundo do vaso. Para vasos de cerâmica ou cimento, que secam com maior freqüência, use um prato com areia molhada.

Foi chá *

Este post é um relato da comadre Katita


É irmã, mais uma vez preparamos posts sobre o mesmo assunto. Este aqui estava engatilhado há dias e quando acabei de ver o teu, pensei: tá na hora de colocar o meu na sequência.

Bom, eu amo chá. Fui criada curando quase tudo com chá (aliás, por que será que a indústria farmacêutica do mundo inteiro vive de olho nas nossas folhas amazônicas?). Bom, faz quase dois meses que eu tomo chá gelado sistematicamente, todos os dias, e só pode ser esta a justificativa para uma coisa inacreditável que aconteceu comigo este mês e relato abaixo. Eu não planejei nada. Simplesmente da última vez que fui ao Grão de Arroz fazer umas comprinhas, passei mais de uma hora diante daquele paredão de folhas que tem lá lendo sobre todas as indicações de cada uma. Escolhi 05 chás que achei que iam me fazer bem, entre desintoxicantes, diuréticos, relaxantes e antisépticos. Fiz um acordo com Vânia para ela me ajudar se algum dia eu não tivesse tempo. Como ela é uma fofa, tem sido a primeira coisa que ela tem feito ao chegar em casa desde então. Me perguntou se tinha alguma ordem, algum critério, e eu disse que não, bastava que fosse um por semana, e que assim que esfriasse ela tacasse na geladeira. Não tenho problema nenhum com os amargos e necessidade de açúcar zero. Tomo com enorme prazer de quem sente que aquilo vai me fazer bem, e assim se passaram as últimas semanas: 1 litro de chá gelado por dia, ali na geladeira, alternando com a água. 

Eu sofro seriamente de TPM. A gente brinca aqui, mas a coisa é séria. Retenho muito líquido, engordo pelo menos dois quilos, meus seios ficam super doloridos e incomodam na hora de dormir, minha estima fica no pé, fico hiper sensível a tudo, choro muito, tenho gana de estrangular pessoas, enfim... e detalhe: isso começa 10 dias antes de ficar rubra embaixo da cintura **.

Mas o fato é que justo neste mês em que tomei chá todos os dias, aconteceu uma coisa incrível e quase milagrosa para mim. Acordei e percebi que a minha menstruação havia chegado. E EU NÃO HAVIA SENTIDO NADA! Nenhum sintoma, zero TPM, nenhum aumento de peso, espinhas, NADA! Pela primeira vez em mais de 10 anos. É óbvio que já corri para o Grão de Arroz para reabastecer o meu estoque e sinto que beberei chá todos os dias da minha vida, afinal nada mais justifica tal milagre.

Sobre chás emagrecedores, não acredito que eles existam. O que eles fazem é estimular a circulação, a liberação de toxinas pois diuréticos, e consequentemente alterar o metabolismo para o bem, o que favorece o processo de emagrecimento, mas não isoladamente. É necessário exercitar-se e correr atrás de uma alimentação bacana. Aí funciona. Ou tem alguém aí que acredita que é só jogar chá verde, branco ou vermelho pra dentro e no dia seguinte acorda Gisele? Não comadre, o máximo que você vai acordar é Alice!

Em outro post vou falar de chás deliciosos que ganhei e comprei recentemente, chás de enfeitar, e de culinária com chá.

* Referência a um hit do cantor baiano Luiz Caldas nos idos dos 80
** Trecho de linda canção do meu amigo Ronei Jorge