sexta-feira, 19 de julho de 2013

Foi chá *

Este post é um relato da comadre Katita


É irmã, mais uma vez preparamos posts sobre o mesmo assunto. Este aqui estava engatilhado há dias e quando acabei de ver o teu, pensei: tá na hora de colocar o meu na sequência.

Bom, eu amo chá. Fui criada curando quase tudo com chá (aliás, por que será que a indústria farmacêutica do mundo inteiro vive de olho nas nossas folhas amazônicas?). Bom, faz quase dois meses que eu tomo chá gelado sistematicamente, todos os dias, e só pode ser esta a justificativa para uma coisa inacreditável que aconteceu comigo este mês e relato abaixo. Eu não planejei nada. Simplesmente da última vez que fui ao Grão de Arroz fazer umas comprinhas, passei mais de uma hora diante daquele paredão de folhas que tem lá lendo sobre todas as indicações de cada uma. Escolhi 05 chás que achei que iam me fazer bem, entre desintoxicantes, diuréticos, relaxantes e antisépticos. Fiz um acordo com Vânia para ela me ajudar se algum dia eu não tivesse tempo. Como ela é uma fofa, tem sido a primeira coisa que ela tem feito ao chegar em casa desde então. Me perguntou se tinha alguma ordem, algum critério, e eu disse que não, bastava que fosse um por semana, e que assim que esfriasse ela tacasse na geladeira. Não tenho problema nenhum com os amargos e necessidade de açúcar zero. Tomo com enorme prazer de quem sente que aquilo vai me fazer bem, e assim se passaram as últimas semanas: 1 litro de chá gelado por dia, ali na geladeira, alternando com a água. 

Eu sofro seriamente de TPM. A gente brinca aqui, mas a coisa é séria. Retenho muito líquido, engordo pelo menos dois quilos, meus seios ficam super doloridos e incomodam na hora de dormir, minha estima fica no pé, fico hiper sensível a tudo, choro muito, tenho gana de estrangular pessoas, enfim... e detalhe: isso começa 10 dias antes de ficar rubra embaixo da cintura **.

Mas o fato é que justo neste mês em que tomei chá todos os dias, aconteceu uma coisa incrível e quase milagrosa para mim. Acordei e percebi que a minha menstruação havia chegado. E EU NÃO HAVIA SENTIDO NADA! Nenhum sintoma, zero TPM, nenhum aumento de peso, espinhas, NADA! Pela primeira vez em mais de 10 anos. É óbvio que já corri para o Grão de Arroz para reabastecer o meu estoque e sinto que beberei chá todos os dias da minha vida, afinal nada mais justifica tal milagre.

Sobre chás emagrecedores, não acredito que eles existam. O que eles fazem é estimular a circulação, a liberação de toxinas pois diuréticos, e consequentemente alterar o metabolismo para o bem, o que favorece o processo de emagrecimento, mas não isoladamente. É necessário exercitar-se e correr atrás de uma alimentação bacana. Aí funciona. Ou tem alguém aí que acredita que é só jogar chá verde, branco ou vermelho pra dentro e no dia seguinte acorda Gisele? Não comadre, o máximo que você vai acordar é Alice!

Em outro post vou falar de chás deliciosos que ganhei e comprei recentemente, chás de enfeitar, e de culinária com chá.

* Referência a um hit do cantor baiano Luiz Caldas nos idos dos 80
** Trecho de linda canção do meu amigo Ronei Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário