domingo, 18 de dezembro de 2011

Pudim de Leite Condensado com Calda Perfeita Tamanho Família com leite condensado caseiro.

Cansou de fazer calda de pudim que queima? Que não dá certo? Que gruda e quebra o pudim na hora de desenformar? Precisa de uma receita tamanho família, para todo mundo poder repetir a vontade o pudim, em vez de servir só um tequinho por cabeça? Então esqueça a complicação e faça esta receitinha aqui:


Faça primeiro:

Calda:

2 xícaras de açúcar
1 1/2 xícara (uma xícara e meia) de água fervendo
2 colheres de sopa de mel

Coloque a forma do pudim sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Coloque o açúcar e vá mexendo, até dissolver e ficar escuro. Acrescente a água (cuidado pois espirra) e continue mexendo até que o açúcar dissolva. Retire os torrões de açúcar mais renitentes, que não dissolveram depois de uns cinco minutinhos de fervura, e descarte. A seguir, coloque o mel e mexa bem, sempre em fogo baixo. Aos poucos, vai engrossar e ficar lisa. Desligue o fogo e faça o pudim.

Pudim:

1 lata grande de leite condensado (ou se vc quiser usar a receita de leite condensado caseira que coloquei aqui, fica tão bom quanto.) - use 850g. de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
a mesma medida (da lata creme de leite) de leite integral
5 ovos
1 pacote de 50g. de coco ralado seco, hidratado em meia xícara de água fria. (opcional)

Faça assim:

Bata no liquidificador em duas partes, por 3 minutos. Coloque numa tigela e misture, para homogeneizar as duas partes da mistura.

Acrescente o coco hidratado e misture bem. (Para hidratar o coco, coloque a água e mexa, deixe descansar enquanto bate os outros ingredientes no liquidificador.)

Coloque o pudim na forma, despejando devagar sobre uma colher grande para não cair de uma vez sobre a calda.

Cubra com papel alumínio e aperte bem as bordas para vedar bem a forma.

Leve ao forno em banho-maria (coloque água quente em uma forma e depois coloque a forma do pudim, não use água fria, senão a calda esfria muito depressa e "craquela").

Forno quente, 200C, por mais ou menos duas horas, para um pudim deste tamanhão.Verifique de vez em quando o nível de água do banho maria e acrescente mais água quente se necessário.

Desligue o forno e deixe o pudim lá dentro por mais umas duas horas. Quando estiver morno, leve para gelar. O ideal é desenformar no dia seguinte. Mas se não der para esperar tanto, deixe gelar por no mínimo duas horas.

Dica: para saber se o pudim vai caber na sua forma, meça um litro e meio de água e coloque na forma vazia, antes de começar a receita. Se couber a água, vai caber o pudim.

A calda fica espessa e macia, e o pudim desenforma fácil. Faça e depois volte aqui pra me dizer se ficou ou não ficou di-vi-no. Comem e repetem e ainda sobra 8 pessoas comilonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário