null

Então tá, vamo' brincar de bater bolinho?

Este aqui é uma adaptação de uma receita da nossa sessão Receitas das Comadres, que eu adooooooro e vivo visitando. Já tinha feito a receita original, de Maçã e Canela, da comadre Fabrine Gomes, e fiquei lôka, primeiro porque o bolo é um escândalo de gostoso, segundo porque é um escândalo de fácil!

O que eu mudei? Mudei a fruta e fiz uma versão integral para o lanche de Bento e da linda Loa, uma coleguinha da escola que veio passar o dia ontem, e que merece um post específico por seus costumes alimentares (vai rolar na sequência).

No liquidificador, bata 1 copo de óleo (usei canola), 3 ovos inteiros e 2 xícaras de uvas verdes sem semente. Numa tigela misture 2 xícaras de açúcar (usei demerara), 3 xícaras de farinha de trigo (usei integral), 1 colher de sopa de fermento e 1 colher de chá de canela (opcional). Abra um buraco no meio desta mistura de farinha, deite a parte liquidificada e misture bem misturadinho. Lembrou de acender o forno, comadre? É a primeira coisa que a gente faz, porque o preparo é tão rápido, e o forno tem que ser pré-aquecido de leve. Untar e enfarinhar a forma também, a comadre faz antes de por a mão na massa, okay?

Pronto, é deitar na forma, dar uns tapinhas embaixo para soltar o ar e levar ao forno.

null

Ah! Já ia esquecendo! Fiz um caramelozinho de uva para cobrir meu bolinho! Coisa de meia xícara de açúcar com uma colher de água no fogo até ficar cristalino, depois juntei um punhado de uvas verdes sem semente partidas ao meio, juntei mais um bocadinho de água, coisa de 1/3 de xícara e deixei reduzir. Fica ralinho, mas carameliza levemente a superfície do bolo, que eu dei umas furadinhas básicas.

Uma dica: na minha opinião, os bolos feitos com óleo ao invés de manteiga ficam muito mais macios e molhadinhos, mas neste caso use um óleo luxo, tipo canola. Se der, tá? Se não der, vai de sojona messsssss.