quarta-feira, 16 de março de 2011

Bolo de Chocolate Amargo com Aroma de Café e Crocante de Granola

Tome qualquer receita básica de bolo de chocolate. Se não tiver nenhuma: bata 2 colheres enormes de manteiga, com 2 xícaras de açúcar e 5 gemas peneiradas até ficam bem homogêneo; depois junte 1 xícara de farinha de trigo peneirada, comece a adicionar 1 xícara de leite aos poucos, mas reserve metade; agora mais uma xícara de farinha, aos poucos, 6 colheres de chocolate em pó (evite achocolatados), 1 colher bem cheia de fermento, o resto do leite, e por fim, aquelas claras em neve. Essa é a massa básica. Mas como eu queria aroma de café, adicionei ainda meia xícara de café (1 colher de sopa cheia de Nescafé para meia xícara de água).

Depois deitei em fôrma untada e enfarinhada, já com fôrno aceso, e como a massa estava densa, arrisquei um punhadinho de nozes picadas grosseiramente, que empurrei com um garfo para dentro da massa. Bati bem no fundo da fôrma para sair o ar em bolhinhas, e levei ao forno médio pré-aquecido por uns 30 minutos, no máximo.

Enquanto isso, derreti uma barra de chocolate meio amargo em banho-maria com um pouco de leite. Depois de assado reguei o bolo com licor Baileys, cobri com o creme de chocolate e coroei com Kellness, essa granola luxo com amêndoas e canela da Kellogg's.

Nenhum comentário:

Postar um comentário