sexta-feira, 11 de março de 2011

Horta em Apartamento



null
Durante 28 anos morei em uma casa, numa rua sem saída em Bento Gonçalves – RS... Dona Wilma, minha mãe, veio do interior para a cidade logo depois de casar e tudo o que aprendeu com minha avó ela usou comigo e com minhas 2 irmãs mais velhas que eu. Atrás da casa, onde ela ainda mora, cultiva uma variedade de temperos e chás, os quais usa na comida e pra curar qualquer tipo de indisposição, gripe ou dor de barriga... Isto sempre foi comum pra gente, ia preparar alguma comidinha, corria lá na horta e catava um temperinho, queria uma alface para o almoço? Era só pegar na horta, verdinha fresquinha e o melhor, sem nenhum veneninho... Tomate, cenoura, salsinha e cebolinha? Também tinha, era só pegar... mas um belo dia a bela aqui casou e foi morar num apartamento... e a hortinha??? Sem hortinha queridinha... Nunca me imaginei morando em apartamento, pois sempre achei um local muito frio onde os vizinhos não se conhecem, não se visitam, não pedem emprestado uma xícara disto ou daquilo quando falta pra completar uma receita... trocam apenas cumprimentos no elevador (às vezes nem isso) ou idéias sobre o orçamento nas reuniões de condomínio... e aí, de onde tirar os temperinhos? Os chazinhos? Bom, parece que a solução é comprar tudo seco e embalado no supermercado não é??? Claro que não! Cada dia é mais comum hortinhas em vasos em apartamentos e isto não é bom só para a sua cozinha, é uma verdadeira terapia!

O que você precisa para isto é um cantinho ventilado onde bata sol pelo menos uma vez durante o dia, um vaso ou potinhos do material que for possível, pode ser de cerâmica ou plástico mesmo, água e algumas pazinhas para afofar a terra... além das sementes ou mudinhas dos temperos ou chás que você deseja ter. Pode ser feito assim: escolha o vaso que deseja plantar, lembre que ele deve ter um furo no fundo, coloque algumas pedrinhas para facilitar o escoamento da água, sobre as pedras coloque um pouco de areia e depois a terra que pode ser preparada com partes iguais de areia, terra comum e húmus de minhoca ou composto orgânico (claro que é muito mais fácil comprar isto pronto em alguma casa especializada). Com o vaso pronto é só escolher as mudas que deseja cultivar e plantar. Não se esqueça de regar, no verão diariamente e no inverno dia sim dia não, de preferência pela manhã, nunca em horários de sol forte ou muito calor e também adubar a cada 2 meses mais ou menos. Ah! Preste atenção nos matinhos que certamente irão nascer, mantenha sua hortinha limpa.

É obvio que você também pode comprar um vaso com todas as mudas que deseja em casas especializadas, algumas floriculturas até dispõem deste tipo de serviço e muitas vezes nem sabemos... é só perguntar.

Veja algumas informações das espécies que melhor se adaptam em canteiros:

Alecrim: de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, sucos e saladas de frutas.

Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, picles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

Cebolinha verde: muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas.

Hortelã: com seu sabor e cheirinho refrescantes a hortelã marca presença, suas folhas são usadas para chá, em ensopados, molhos e saladas, ideal para a carne de carneiro.

Orégano: indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Pimenta dedo-de-moça: além do delicioso sabor, vai deixar sua horta bastante colorida e alegre. Seu sabor picante mais suave é ideal para pratos ensopados.

Salsinha: ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios.

Sálvia: indicada na preparação e no recheio de carnes e aves em geral, marinados, sopas, cremes, molhos de tomate, queijos, em massas com manteiga, batatas e chá.

Bom, agora que você já sabe que não é preciso ter casa para ter uma horta, escolha as ervas que mais lhe agradam, pode ser a mais colorida, a mais bela ou a mais perfumada, tanto faz, o importante são os benefícios que elas trarão...
Boa colheita!
Beijocas

Nenhum comentário:

Postar um comentário