domingo, 13 de março de 2011

Hortinha em casa - Como colher



null

Comadres, sei que é irresistível, mas esperar a hora certa de colher os temperos da hortinha é essencial. Antes da colheita, sua planta deve estar bem desenvolvida e adaptada, se sofrer um "trauma" antes, ela pode não se recuperar.

Nunca dê "puxões", nem depene sua planta de uma vez só. Use sempre um pouquinho de cada vez, evita que a planta sofra e ela tem tempo pra crescer. A menos que você queira fazer um belo pesto, tenha um pé de manjericão bem grande na horta.

Alguns temperinhos devem ser colhidos com uma tesoura, corte um ramo terminal, ou seja, a ponta do galho. Sempre faça o corte próximo ao nó (de onde saem as folhas), ou corte um galhinho maior bem perto de onde ele saiu, sem deixar rebarbas: alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho, segurelha.

A cebolinha tem dois jeitos: pode cortar tudo com uma tesoura (um pouco acima da parte branca), o que vai exigir um pouco mais de tempo pra rebrotar. Ou tirar folha por folha: pegue uma folha bem desenvolvida, e bem no finalzinho da folha, descole a parte branca e dê um leve puxão, até soltar.

Para a salsinha e o coentro, arranque os galhinhos mais velhos, de fora para dentro. Não retire o centro, é de onde vão sair os novos brotos.

A sálvia, se for usar bem pouquinho, retire as folhas mais desenvolvidas, ou corte um galho com tesoura, se precisar de mais.

Não espere suas ervas florescerem pra colher, as flores "roubam" o aroma das folhas, colha antes, e retire todo pendão ou inflorescência que aparecer.
Assim você vai ter temperinhos frescos por um bom tempo!

***
Ficou um pouquinho confuso, mas acho que deu pra explicar. Perguntem de outros temperos, que tenham desaparecido da minha memória avoada...

Beijinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário