domingo, 13 de março de 2011

Plantas para casa – Orquídeas



null

Elas são mesmo uma obra prima da natureza, e engana-se quem pensa que são difíceis de cuidar. Basta conhecer as exigências de cada espécie. Ok, isso não é tão fácil, mas existem regrinhas gerais que se aplicam a quase todas. Essas aí das fotos, muito comuns, são na maioria, dendróbios híbridos e catléias.

A maioria das orquídeas do mercado é epífita, ou seja, vivem sobre outras plantas e as usam somente como apoio. Em casa, o substrato mais usado é a fibra de xaxim, retirado da samambaiaçu (planta em extinção), pode ser substituído por fibra de coco. Epífitas detestam terra, nunca use esse substrato.

null

O vaso pode ser de plástico, cerâmica ou fibra de coco, mas é ideal que tenha furos nas laterais, eles facilitam na aeração das raízes e na drenagem da água.

As orquídeas gostam de locais arejados, que tenham boa ventilação, sem receber correntes fortes de ar. Uma varanda onde não vente muito, uma janela, um corredor lateral, são bons lugares. 

As epífitas gostam de meia-sombra, e não suportam o sol direto (só o das primeiras horas da manhã). Uma dica boa é observar a cor das folhas, elas devem ter um verde brilhante. Se estiverem amareladas, estão tomando muito sol, se a cor for um verde-garrafa (meninas, nós somos especialistas em diferenciar cores...), precisam de mais luminosidade.

Para as regas, molhe bastante o substrato, até começar a sair água pelos buracos do vaso, depois esqueça água por pelo menos uns 3 dias, não use pratinhos e nem deixe o vaso encharcado, retire todo o excesso de água. Regue nas horas mais frescas do dia.
Em dias bem quentes: pulverize suas plantas com água, não molhe as flores, somente folhas e substrato. Como são comuns em florestas, elas apreciam ambiente úmido.

Para adubar, são um pouco mais exigentes, no caso de plantas adultas: só adube depois que florescer, e nunca quando estiverem floridas. Use o NPK 30-10-10, que vai estimular a saída de novas brotações, já uns 3 meses antes da floração, use o NPK4-14-8 ou NPK 10-30-20. É só pedir na floricultura, o ideal é o líquido, que é comprado e dissolvido na água, pode ser pulverizado ou colocado diretamente no substrato, a cada 20 dias. 

null

Conhecer a planta é muito importante para cuidar corretamente, a época de floração dos dendróbios é de setembro a outubro, já das catléias é em fevereiro, as falaenópsis (aquelas da haste comprida, com flores que parecem borboletas) aqui em casa é em janeiro, mas podem florescer em qualquer época do ano. Anote sempre a época de floração, só assim dá pra saber quando o usar o adubo correto.

***
Comadres, esses são cuidados básicos, quando a planta não floresce pelo menos uma vez ao ano, é porque tem algo de errado. Aí é observar...

Beijinho florido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário