domingo, 13 de março de 2011

Primavera



null
(foto: Studio da Lu)

Bom dia
Tenho um pé da flor primavera em meu jardim. Tenho duas dúvidas:
. há muito tempo que ela não está nascendo flores no pé;
. esta planta deve ser podada?
Se possível me responda.
Abraços
Elisabete 


***
A primavera ou buganvília é na verdade um arbusto escandente, ou seja, um arbusto educado como trepadeira. O que nós chamamos de flores, na verdade, são folhas modificadas, as flores mesmo são as branquinhas, no centro.

Como tem um crescimento muito vigoroso, é bom fazer uma poda de contenção todo ano. Você deve retirar galhos muito grossos e excessivamente grandes, sempre faça isso quando ela estiver sem flores.

A poda de limpeza também deve ser feita, sempre retire galhos secos e mal formados, folhas secas e flores murchas, dessa forma a primavera vai crescer com mais força e florescer mais.

Se sua planta estiver num vaso, vai precisar de mais podas, no mínimo umas 4x ao ano, sempre depois das florações. Use um vaso bem grande, com substrato pronto para plantas floríferas ou a mistura:

1 parte de terra comum
1 parte de terra vegetal
2 partes de areia lavada de construção

Deve ser plantada num local bem ensolarado. As regas devem ser diárias caso a planta seja jovem, esteja no vaso ou diretamente no solo, depois de adulta só regue umas 2x por semana, ela tem preferência por solo seco.

O normal é que a primavera floresça 2x ao ano, em lugares muito quentes, ela pode florescer o ano inteiro. Para estimular a floração, use o adubo granulado NPK 4-14-8 (umas 2 colheres de sopa cheias, se a planta for adulta e estiver no solo, para vasos, use a metade). Sempre adube após as podas, aplique o adubo a uns 15 cm do caule para não queimá-lo e, regue em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário