domingo, 13 de março de 2011

Enfim, um final feliz



null

Depois que postei aqui minha saga com receitas de pães e afins choveram e-mails na minha caixa postal com receitas e mais receitas, aulas, dicas, truques, simpatias e toda sorte de material que uma criatura precisa para aprender definitivamente a fazer pão. Foi lindo, juro, e o que eu poderia fazer para retribuir tanto carinho que chegou em forma de receita era persistir, vestir as armas de Jorge, me pegar com os ensinamentos das comadres e provar que não há destino selado quando se nasce geminiana e teimosa =)

Tenho muitas receitas para testar mas felizmente logo na primeira tentativa já obtive sucesso. E que sucesso! A receita veio da leitora Bruna Betoli, a qual reproduzo abaixo na íntegra...

... Faby, tem uma receita de pão que eu amo de paixão que eu queria te passar.
A receita não é minha, é do Portal Cozinha da Nestlé (do qual eu era "sócia" antes do Rainhas...) e é tudo de bom!
Não precisa de sova. Não precisa de tempo entre os ingredientes. Não tem que ficar tentando descobrir se a massa ficou boa. E fica com cara, com textura e com gosto de pão.
Sei também da sua dificuldade em seguir "à risca" as receitas mas essa não tem erro e, se vc fizer um esforcinho, tenho certeza que vai dar certo ; )

Pão de ervas e iogurte
(chama assim mas só vai orégano de "ervas"....)

Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico (15g), 1 colher (sopa) de açúcar, meia xícara (chá) de leite morno, 2 potes de iogurte natural, meia xícara (chá) de óleo, 1 ovo, meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 1 colher (sopa) de orégano, meia colher (sopa) de sal, 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, manteiga (para untar), farinha de rosca (para polvilhar), 1 gema (para pincelar), 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado e 1 colher (chá) de orégano (para polvilhar)

Modo de Preparo:
Coloque em um recipiente refratário grande o fermento, o açúcar e mexa até ficar líquido. Acrescente o leite, os Iogurtes, o óleo, o ovo, o queijo, o orégano e o sal. Com o auxílio de uma colher vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até ficar uma massa consistente e homogênea. Coloque em uma fôrma para bolo inglês grande (11 X 28 X 8cm) untada e polvilhada com farinha de rosca. Deixe crescer em lugar aquecido por cerca de 1 hora. Pincele com a gema e polvilhe o queijo parmesão e o orégano. Asse em forno médio (180°C), pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Espere amornar e desenforme. 



null


Bruninha, 
Receita seguida à risca (eu até pensei em colocar um punhadinho de alecrim mas aí lembrei que você me pediu um esforcinho e me mantive firme, focada...rs) e resultado perfeito - pão super macio, saboroso e - tcharan! - fácil de fazer. Amém!
Obrigada comadre! Você salvou uma alma do purgatório da panificação. Hohoho.

Placar atual da minha saga dos pães:
Faby 1 X 0 Murphy

Tome Murphy! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário