domingo, 13 de março de 2011

Hortinha em casa - Cuidados Básicos



null

A hortinha não vai dar trabalho nenhum, no máximo alguns minutinhos por dia, caso seja necessário regar.
Regue sempre no início da manhã ou no final da tarde, nunca sob o sol forte. Para saber se é necessário regar: sinta a umidade do substrato com os dedos ou finque um palito de churrasco no vaso, espere alguns minutos e retire. Se o palito ficar com terra grudada e úmido, não molhe, se sair seco e limpo, precisa de rega. No geral, todos os dias no verão e dia sim dia não no inverno. 
Em locais muito quentes e em vasos de cerâmica as plantas secam mais rápido, o negócio mesmo é feeling (coisa de rainha...). 
Nunca, nunca mesmo deixe seu vaso encharcado e evite molhar folhas que tenham pêlos (como a sálvia), molhe só o substrato. Deixe seus vasos tomarem pelo menos 4h diárias de sol, o da manhã é ideal. 

Observe sempre seus vasinhos, retire folhas secas e matinhos, verifique se precisam de tutores, proteja do vento forte. Até as pragas, quando estão começando a atacar, podem ser retiradas manualmente (depois da infestação é necessário algum produto natural para controlá-las, assunto para outro post que já vem), uma vez por mês, revolva a terra com ancinho de jardinagem, só superficialmente.

A cada 40 dias, adube com húmus de minhoca, umas 2 colheres (sopa) bem cheias por planta, coloque sobre a terra revolvida, mexa um pouquinho e regue.

Sempre faça podas com uma tesoura afiada, os galhinhos mal formados e secos, as flores do manjericão, que canalizam para elas todo o aroma das folhas, devem ser retirados. Não tenha pena, a poda ajuda as plantas a crescerem mais fortes e estimula o crescimento de novos galhos.

Identifique seus temperos com plaquinhas pra evitar confusões, como minha prima que colocou boldo no quibe (aquele famoso da ressaca, bem amargo), ao invés de hortelã-pimenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário