sábado, 26 de março de 2011

Leques de beringela





Quando eu achava que já tinha provado minha amada beringela de todas as formas possíveis, eis que encontro essa receita no verso de uma caixinha de caldo de legumes. 
Fiz minhas adaptações e o resultado foi uma receita divina. Simples, fácil, rápida e deliciosa - não é tudo que a gente quer de uma receita? =)

A idéia é ter uma beringela assada em formato de "leque" e para isso basta você usar uma beringela pequena e cortá-la ao meio (no sentido do comprimento). Em cada metade você vai fazendo fatias, mas sem cortá-las até o final, mantendo-as juntas, como um leque mesmo. No meio de cada fatia é só colocar uma rodela de tomate e ir montando os leques, que irão para o forno em uma assadeira forrada com fatias de cebola. Antes porém, a receita manda acrescentar caldo de legumes dissolvido em 1/2 xícara de água, azeitonas picadas, orégano e azeite. Eu fiz bem parecido, mas substituí as azeitonas por alcaparras e acrescentei ainda alguns dentes de alho inteiros. Caprichei no orégano e no azeite e coloquei, por minha conta, pimenta calabresa. Cobri com mais cebola em fatias, coloquei o papel alumínio e levei ao forno pré-aquecido por quase 1 hora. Depois, foi só remover o alumínio, regar com mais azeite e deixar secar um pouco.



Esse negócio é tão bom, mas tão bom, que eu já tenho um objetivo urgente: repetir a receita usando também mussarella de búfala e manjericão entre as fatias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário