sexta-feira, 11 de março de 2011

O drama do fermento biológico acabou!



Gentes, minha luta na cozinha sempre foi com fermento biológico, por incrível que pareça por muitos anos esta rainha ficou sem fazer qualquer tipo de receita que levasse este ingrediente... nada que levasse o tal fermento biológico dava certo pra mim... ia lá, com a maior boa vontade, seguia as receitas tim-tim, por tim-tim e no final era aquele desastre, então desisti. 

Um dia, me lamentando com meu sogro por não acertar este tipo de receitas ele falou: "Deve ser sua mão!" se eu não conhecesse esse meu sogro fofo, poderia pensar que ele estava desdenhando meus dotes culinários e ironizando que eu não sabia cozinhar, mas aí ele me explicou que eu devo ter uma certa "química" nas mãos que "estragam" todas as recitas que levam fermento biológico e sugeriu que eu tentasse fazer alguma receita com luvas (sim, aquelas fininhas de médico) e então fui tentar... não é que era isso mesmo? 

Comprei as luvinhas e meti a mão na massa numa receita de Rosca de Côco que ficou uma coisa de louco. Nunca imaginei uma coisa dessas e fiquei tão feliz, mas tão feliz... afinal, não seria uma rainha completa se não fizesse as pazes com o fermento biológico!

É claro que eu vou passar a receitinha da rosca pra vcs, até porque, modéstia à parte (foi minha iniciação) ficou maravilhooooosaaaaa!!!

Vai no passo a passo, mas as fotos são do site que eu tirei a receita.

Ingredientes para a Massa
500 g de farinha de trigo
100 g de margarina (coloquei manteiga)
1 copo de água (200ml)
3 tabletes de fermento biológico (45g)
3 ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (café) de essência de baunilha
1 pitada de sal

1 gema para pincelar

Ingredientes para o Recheio
200 g de coco ralado (coloquei aquele úmido)
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (café) de essência de baunilha

Ingredientes para a Cobertura
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite

Modo de Preparo

Para o recheio: misture todos os ingredientes e leve ao fogo até formar um doce firme. Deixe esfriar.

Em uma tigela coloque o fermento e o açúcar, misture até dissolver o fermento. Acrescente a água, os ovos, a margarina, o sal, a essência de baunilha e a farinha de trigo aos poucos. Amasse bem até obter uma massa bem homogênea e lisa.

Montagem
Em uma superfície levemente enfarinhada divida e massa em duas parte, pegue uma das partes e divida em 3 partes. Faça o mesmo com a outra parte.
 

Abra cada parte da massa com o auxílio de um rolo e recheie com o doce de coco.
 

Dobre e enrole cuidadosamente.
 

Você obterá 3 tiras recheadas.
 

Com as mãos comece a fazer um trança.
Quando a trança estiver pronta, coloque em uma fôrma de buraco no meio ou redonda untada. Deixe crescer até dobrar de volume. Picele com uma gema levemente batida e leve ao forno médio até ficar dourada.
  
 


Misture bem o açúcar de confeiteiro com o leite, até obter um creme firme e liso. Coloque em um saquinho plástico limpo e seco, corte a pontinha e decore as roscas.

A receita dá 2 roscas grandes, lindas e deliciosas. 


Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário