domingo, 13 de março de 2011

Pragas no Jardim - Como controlar cochonilhas



null

Sei que a foto não é muito agradável de se ver, mas essas bichinhas aí...dão um trabalho. As cochonilhas, em minha opinião, são os insetos mais difíceis de controlar. Elas vivem em colônias, sugam a seiva da planta, interrompem o crescimento e em certos casos, podem até matar.

Ainda tem diferentes formas e cores, enganam bem, algumas vezes é difícil até pra identificá-las. Algumas possuem carapaça, uma espécie de capa protetora, os defensivos não conseguem ultrapassar e o resultado é que nem "cócegas" a gente consegue fazer nelas. Outras possuem uma espécie de bolsa para os filhotes, atinge-se o adulto, mas os filhotes rapidinho dão as caras...

Como se não bastasse tudo isso, ainda eliminam uma substância açucarada que atrai formigas, não as cortadeiras, mas daquelas que picam e sapecam a pele.

Vou dar umas receitinhas caseiras, porque no jardim, não sou muito a favor de defensivos químicos, já basta o que a gente leva sem saber...

Para pequenos vasos: use uma solução de 50% água e 50% álcool, embeba uma escovinha macia ou cotonete e limpe toda a planta, onde estiverem as cochonilhas. Deixe 1h e depois borrife água na planta.

Ou 1 colher (café) de óleo mineral dissolvida em 1L de água. Pulverize 1x/semana. Ou 50g de sabão de coco ou caseiro dissolvido em 5L de água quente. Deixe esfriar e use 1x/semana também.

Para plantas maiores: faça uma calda de fumo de rolo (aquele pretinho, que parece uma corda). Pegue 100g de fumo, pique e deixe de molho em 1/2 L de água + 1/2 L de álcool por 15 dias e coe. Dissolva 100g de sabão neutro em 10 L de água quente, deixe esfriar e junte á mistura curtida. Pulverize 1x/semana.. Caso a infestação não seja alta, aumente a quantidade de água para 20 L. Guarde por 1 semana no máximo.

null

Não esqueçam de se proteger com luvas, avental e máscara, mesmo não sendo tóxicos, esses produtos podem causar irritação em pessoas mais sensíveis.

***
Comadres, acho que com essas receitas aí, as cochonilhas estão "fritas". Mas é sempre bom lembrar: olho clínico é o mais importante pra detectar uma praga assim que ela aparece na planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário