domingo, 13 de março de 2011

Bolo toalha felpuda da Débora

Esse bolo é um coringa, pode ser feito para servir com um cafezinho, ou confeitado e virar um bolo de aniversário (já fiz várias festinhas com ele) ou embrulhá-lo em pedaços individuais e transformar em bolo gelado.

Essa receita tem história. Faz parte do meu caderno de receitas desde a infância, foi uma das minhas primeiras "criações". Depois me acompanhou em viagens em turma (o bolo rende muito e dá conta de um café da manhã na praia pra 20 pessoas tranquilamente), e serviu pra agradar marido, sogra, mãe, cunhada, amigos e agregados! é assim até hoje. É bolo pra fazer carinho.

INGREDIENTES:
200g de margarina
4 ovos
4 xícaras (chá) açúcar
4 xícaras (chá) farinha de trigo
1 copo de leite comum
1 vidro de leite de coco
1 colher (sopa) fermento em pó

COBERTURA:
1 copo de leite
1 copo de açúcar (eu coloco um pouco menos)
Coco ralado à vontade (se for o coco fresco, é melhor)

MODO DE FAZER:
Bata as claras em neve e reserve. Bata a manteiga, o açúcar e as gemas até ficar com jeito de gemada, uma massa beeem homogênea e branquinha. Junte a farinha (peneirada) e o leite aos poucos. Agregue com delicadeza as claras em neve e o fermento, por último. Leve ao forno em forma bem untada e coloque a cobertura no bolo ainda quente, pra ficar bem molhadinho.

Use, de preferência, uma forma retangular, e quando colocar a cobertura, passe um garfo por ela algumas vezes, pra deixar o coco "crespinho", parecendo... adivinha?? UMA TOALHA FELPUDA!

Dica: Rende bastante, se você quiser diminuir proporcionalmente a receita, também dá certo.

***

Débora, essa receita está no caderninho da vó Odete e sempre que leio o nome dela, fico com vontade de fazer. Tem coisa mais meiga do que um bolo chamar "toalha felpuda"? :)
Amei a receita. Obrigada comadre!
Beijuca,
Faby

Nenhum comentário:

Postar um comentário