O primeiro passo para degustar bons vinhos é investir em taças adequadas! Através delas temos como sentir toda a qualidade em relação ao aroma, visão e o paladar do produto. (que são etapas importantíssimas na hr da degustação)

Ta mas e aí qual é a melhor taça para se degustar um vinho??

Bom baby, vamos por etapas:

Primeiro vamos pelo tipo de material a ser usado.
Taça de cristal é tudo de bom que existe no mundo, e com certeza a mais indicada para se apreciar vinho com total qualidade. Porém se na sua casa essa opção não existir, jaméeeee deixe de beber um bom vinho. Vc pode optar por uma de semi-cristal, que além de ter um preço bem mais em conta, passa batido na hr da degustação.
OK OK OK se nenhuma dessas opções existirem, vá para o bom e velho vidro, só lembre-se de não servir em copo normal OK...taças de vidro especificas para vinho são encontradas em todo lugar e a um preço camarada.

Bom o segundo passo para ser levado em conta é o tamanho da taça em relação ao vinho que vai ser consumido. A curvatura do bojo, o ângulo da borda, o tamanho da boca, o comprimento da haste são coisas para serem levadas em consideração, mas é claro que para nós isso já fica um pouco fora da realidade.

O básico do básico que precisamos ter em casa é:

Taça para vinho branco: com a boca mais estreita, para preservar os aromas finos e delicados dos vinhos.


Para os vinhos tintos (jovens ou encorpados), que necessitem respirar muito para liberar toda a sua potência, os copos de bocas largas e bem bojudos são os mais indicados.


P.S: Aqui vale lembrar que a taça deve ser servida no máximo até a metade para vinhos brancos e tintos, para que o apreciador possa fazer o movimento de vai-e-vem para aguçar o aroma do mesmo.

Outra taça essencial é para o nosso chiquérrimo “Champagne” ou Espumante. Essa é longa e fina para manter por mais tempo as “borbulhas” da bebida.


Não podemos esquecer da velha e boa taça de água para nos hidratarmos entre uma tacinha e outra OK???



Em cursos de degustação ou em avaliações de vinhos o copo usado como padrão internacional é esse aqui, e esse sim precisa ser de cristal.



Dica de cumadre para cumadre: Comece a comprar uma tacinha por mês. Qdo vc se der conta sua prateleira já está cheia e vc pode recepcionar a tds e degustar bons vinhos em grande estilo!

Tim-tim!!!