segunda-feira, 14 de março de 2011

Risoto de frutos do mar e açafrão


null

A base desse risoto é quase a mesma de sempre, com uma pequena alteração.
Então, vamos recapitular...

Em uma panela grande esquentei azeite e refoguei a cebola ralada até que ela ficasse transparente (na base comum de risoto esse processo é feito com manteiga, lembram?). Feito isso, acrescentei o arroz carnaroli (pode ser o arbóreo também - 1 xícara para cada 2 pessoas em média), fritei um pouco e coloquei o vinho branco seco, mexendo até que ele evaporasse. Nesse momento, juntei o açafrão, 2 folhas grandes de louro e comecei o processo de ir colocando, pouco a pouco, o caldo escolhido - aqui, usei um caldo feito com cabeça de peixe que consegui na feira (onde comprei os frutos do mar) e um bouquet garni.

À parte, cozinhei na panela de pressão o polvo em caldo de peixe. Usando a pressão é jogo rapidíssimo pois, de todos os frutos do mar, o polvo é o único mais demorado para cozinhar e necessita desse pré-cozimento. 
Em uma frigideira aquecida com azeite coloquei o camarão médio já limpo (na feira, o próprio peixeiro o limpou e retirou a tripinha toda - com uma habilidade de dar inveja inclusive), a lula cortada em anéis e os lagostins(também limpos pelo peixeiro) e deixei suar por 2 minutinhos - é o tempo do camarão ficar rosado.
Retirei e reservei. Na mesma frigideira coloquei o marisco e o vôngole e repeti o processo, também reservando.

Quando o arroz estava quase no ponto, juntei os frutos do mar e acertei o tempero - um pouco mais de açafrão, sal e pimenta branca. Na hora de finalizar, a invés de acrescentar manteiga e parmesão (frutos do mar e queijo...mmm... a mi no me gusta nada), juntei azeite e salsinha picada. Para decorar, alguns camarões com casca e dois lagostins inteiros (passados pelo caldo quente).

Um comentário:

  1. ola adorei suas receitas ja estou te seguindo bjus

    hppt: bloguinhotudodebom.blogspot.com siga-me.

    ResponderExcluir