segunda-feira, 11 de abril de 2011

Biscuits de queijo e alho


(receita enviada por Vanessa Oliveira)



Oi Katita e Faby, desta vez estou enviando uma receita muito facil que sempre rola aqui em casa quando eu faço um peixinho grelhado. Alias a receita 'e baseada em uma servida em um restaurante famoso de frutos do mar. Fiz um passo a passo para ajudar quem queira fazer...beijinhos!

3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
4 colheres (sopa) de gordura vegetal gelada
4 colheres (sopa) de manteiga sem sal gelada
1/2 colher (chá) de alho em pó
1 a 1 1/2 xícara de cheddar ralado grosso
leite gelado ate dar o ponto

Misture todos os ingredientes secos, depois com a ajuda de um garfo misture a gordura vegetal e a manteiga, a dona da receita original recomendou que não faça esta etapa no processador de comida, pois não precisa misturar demais, se não a manteiga e a gordura vegetal acabam derretendo, pode deixar uns pedacinhos visíveis, não tem problema, nada muitooo homogêneo. Acrescente o queijo, mexa e em seguida acrescente o leite aos poucos, vai misturando com cuidado, ate ver que ficou uma massa grudenta ( eu sempre faço 1/2 receita e utilizo +/- 1 xicara de leite). Para saber o ponto, tente colocar uma colher de pau ou uma espátula no centro da massa, se ela ficar em pé, esta boa. Se ficar muito mole, basta colocar um pouco mais de farinha, só não exagere e se achar que esta muito dura, pode colocar mais leite. A massa fica bem grudenta mesmo, não se assuste, vai dar certo!

Com uma colher derrame a massa em uma assadeira, polvilhe orégano ou outro temperinho a gosto por cima e leve para assar em forno pré-aquecido em temperatura bemmmm alta, deixe ate dourar. No meu forno 'e coisa de 12 minutinhos, mas isso pode variar para cada forno!

Espero que gostem.

PS: eu sempre faço meia receita, pois rende bastante. Quem nao encontrar cheddar pode usar outro queijo, eu ja fiz com mussarela.
Na receita original, quando os biscuits estão no forno já a 10 minutos, coloca-se uma mistura de manteiga derretida com mais alho em pó por cima e depois coloca-se de volta ao forno para dourar mais. Só que eu pulo esta parte, acho que já tem gordura o suficiente na receita, mas quem quiser fazer isso, fique a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário