segunda-feira, 11 de abril de 2011

Sobremesa: Brownie com nozes





Chocolate em Dia dos Namorados é clichê né? Ok, eu sei, mas... pôxa, chocolate tem cara de Dia dos Namorados, vai. E, também... quem disse que a gente não pode ser clichê? Eu posso. Ponto =)

A receita veio da Claudia (perceberam que eu literalmente comi a Claudia de maio né?) e o original era brownie com macadâmia, mas... quem, como eu, não tem macadâmias, pode ir de nozes que não tem erro. 



Primeiro, forre uma assadeira de 21 x 31 cm com papel manteiga e unte-o com manteiga. Em uma panela leve 240gr de chocolate meio amargo em pedaços para derreter junto com 2/3 xícara de manteiga (eu fiz uma mistureba dos diabos e usei três tipos de chocolate que eu tinha em casa - todos amargos, porque eu meio que peguei birra de chocolate ao leite mesmo). Mexa até derreter e transfira para uma travessa onde você deverá juntar 4 ovos ligeiramente batidos. Mexa com um fouet para misturar e, ainda sem parar de bater, acrescente aos poucos 1/2 xícara de creme de leite, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 1/2 xícara de açucar de confeiteiro e 1 xícara de farinha de trigo. Mexa bem até ficar uma massa homogênea. Junte 1 xícara de nozes grosseiramente picadas (ou macadâmia, como no original), mexa, despeje na assadeira forrada e leve ao forno moderado (160ºC), preaquecido, por 25 minutos ou até a superfície ficar crocante. Deixe esfriar, desenforme sobre uma grade e corte em quadradinhos. Rende 24 pedaços.

Sugestões para servir:

1. Faça uma cobertura derretendo chocolate meio amargo com creme de leite e licor de chocolate. É só colocar por cima dos pedaços e enfeitar com as nozes. 

2. Para uma versão mais tchap-tchura no Dia dos Namorados, pique o brownie em pedacinhos pequenos, disponha parte desses pedaços numa taça de martini (ou taça comum), coloque sorvete de creme, mais brownie picado, mais sorvete e finalize com um pouquinho de canela em pó ou até com uma farofinha de nozes moídas.

3. Vale também o clássico: brownie + 1 bola de sorvete de sua preferência - com aquele menta com choc chip da La Basque por exemplo, fica coisa de Deus, viu? 

Para fazer esse brownie o tempo total é de 40 minutos, incluindo o tempo de forno, mas se você quiser fazer um dia antes, tudo bem. Apenas guarde-o depois de frio em um recipiente bem fechado e na hora de servir dê uma leve aquecida no microondas - coisa de, sei lá, uns 15 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário