Ao mesmo tempo em que sabemos muito sobre alimentação, cada dia que passa (re) descobrimos mais e mais nutrientes, fórmulas mágicas naturais e, de quebra, sabores diferentes.

A novidade é antiga. O Amaranto (Amaranthus sp.), cultivado há mais de 2000 anos pelas civilizações Inca e Asteca, está de volta e agora vem cheio de força exibindo suas propriedades funcionais (aquelas que trazem benefícios à saúde). Além de ser fonte de vitaminas e minerais, como Cálcio, Zinco e Ferro, tem uma ótima quantidade de proteínas – importante para quem pratica atividade física para manutenção da massa magra - e é fonte de fibras.

Justamente devido à alta quantidade de fibras alimentares, o amaranto tem o poder de diminuir o colesterol, contribui para o bom funcionamento intestinal e ajuda na saciedade (eba!). Na verdade, a maioria dos alimentos ricos em fibras exibe esses mesmos superpoderes.

As fibras presentes nos alimentos são divididas basicamente em 2 grupos: insolúveis e solúveis. As fibras insolúveis estão, em sua maioria, nos cereais integrais, farelo de trigo e nas cascas de frutas e verduras, elas ajudam no transito intestinal (combatendo a prisão de ventre). Já as fibras solúveis, presente em frutas e verduras, cereais (aveia e cevada) e feijões, auxiliam no controle do colesterol e de glicose.

Então, por que não juntar todas as ótimas fontes de fibras e nutrientes que temos?! O Muesli é como uma granola, composto basicamente por aveia, castanhas e frutas secas. Incrementei com outras coisinhas que tinha em cada e deu nisso:

null

Super Muesli 
- ½ xíc. (chá) de aveia em flocos grossos e finos;
- ¼ xíc. (chá) de gérmen de trigo tostado;
- ¼ xíc. (chá) de farelo de trigo;
- ½ xíc. (chá) de amaranto em flocos;
- ¼ xíc. (chá) de uvas-passa, ameixa, coco desidratado;
- ½ xíc. (chá) de frutas secas (maçã, damasco, pêra, banana, etc.) cortadas em cubos;
- ½ xíc. (chá) de castanhas de sua preferência;
- ¼ xíc. (chá) de linhaça (coloquei semente e farinha de linhaça);
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo.

Misture todos os ingredientes e mantenha em um pote bem fechado na geladeira.

null

É importante lembrar que devemos beber bastante água ao consumir fibras!

Se você quiser experimentar o amaranto de outras maneiras, que tal bater com futas e leite ou então empanar com os grãos uns filézinhos de frango e assar no forno?! Fica uma delícia! ;)