lasanha_mandioquinha.jpg

Perceberam que eu estou numa fase "lasanha" né? Pois é, estou. Ultimamente tudo que eu quero na minha vida é um prato que eu possa montar, colocar no forno (minha sogra me emprestou o Layr dela - um sonho!) e cuidar da vida enquanto o prato fica pronto. Pratos de forno são práticos demais e para a atual fase da minha vida, só eles me salvam.

De modos que, depois da lasanha de abobrinha, dessa vez eu ataquei de mandioquinha e frango, e criei um dos pratos mais gostosos que rolaram em casa nos últimos tempos. E o preparo? Pá-pum, quer ver?

lasanha_mandioquinha2.jpg

Primeiro cortei a mandioquinha, com casca e tudo, no cortador de legumes em lâminas beeeem fininhas. Depois, untei uma refratária com azeite e fiz uma generosa camada de mandioquinha, que temperei com sal e pimenta do reino. Por cima, distribuí um recheio de peito frango desfiado e refogado no azeite com cebola, alho poró, um pimentão (no caso, só tinha o amarelo) picado, bem temperadinho com sal e pimenta calabresa no capricho (é ótimo para contrastar com o doce da mandioquinha). Por cima da camada de frango, mais mandioquinha que foi temperada de novo com sal e pimenta do reino e um fio de azeite. Para finalizar, uma camada "de respeito" de mussarela. Forno pré-aquecido por uns 15 minutos, ou o tempo do queijo ficar assim, indecentemente dourado e pronto! A mandioquinha cortada desse jeito, em rodelas finíssimas, cozinha muito rápido e o grande lance é deixá-la meio al dente, sem chegar a derreter.

E tem outras possibilidades de recheio, claro. O que tiver dando sopa na geladeira, aquele restinho de carne de panela, uma carne moída que sobrou do pastel, uma calabresa fatiadinha (nhami!), vegetarianos podem usar a proteína de soja... enfim, dá pra viajar, não dá não? ;)

E pra quem não dá a mínima para a lasanha tradicional, aquela com massa e molho (sério, não dou o mínimo valor), até que eu tenho me saído bem com as variações, né?