segunda-feira, 11 de abril de 2011

Rainhas x TPM

Pois é, para as moças (e qualquer um que conviva com elas), um post sobre esta infeliz fase em que mais da metade das mulheres adoraria passar dormindo até acabar... mas como isso não é possível, o mundo não pára e os problemas não respeitam a falta de paciência, humor e vontade, podemos fazer algumas coisinhas antes de esganar alguém (ou sermos esganadas).

A Tensão Pré Menstrual começa uns 10 dias antes da menstruação e milagrosamente desaparece com o início do fluxo menstrual. Os sintomas, decorrentes das alterações hormonais, variam de pessoa a pessoa, mas em geral há uma maior retenção de líquidos contribuindo com o aumento da sensibilidade nos seios, dores musculares e abdominais, constipação ou diarréia, inchaço, alterações de humor, mudanças de apetite e no comportamento alimentar e ganho de peso para completar a desgraça. (Algumas abençoadas não passam por tudo isso...)

Para passar por esse período, uma alimentação equilibrada pode ajudar. 

E a soja também! Ela é considerada um alimento funcional; é uma ótima fonte de proteínas (sendo utilizada como substituto da carne), é rica em fibras, vitaminas do complexo B, Cálcio, Magnésio, Ferro, ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6) e contém as adoradas isoflavonas. 

As tais isoflavonas podem funcionar como repositores hormonais naturais, ou seja, seu consumo pode aliviar os sintomas da menopausa e da TPM! Além disso, a soja ajuda no controle do colesterol sanguíneo e na prevenção da osteoporose. Recomenda-se o consumo diário de 25g de soja ao dia. Para isso, podemos usar a farinha de soja em bolos e pães, fazer almôndegas e feijoada vegetariana com a proteína texturizada, saladinhas com os grãos (hum... a da Faby tem uma cara ótima!)....

Eu fiz um franguinho empanado com proteína de soja:

null

Cortei em tirinhas o filé de frango, temperei, passei na farinha de trigo e depois numa mistura de iogurte com mostarda. Daí, empanei numa farofinha (proteína de soja triturada com um pouco de queijo ralado e farinha de linhaça). Levei ao forno médio; deixei dourar de um lado e depois virei até o outro lado ficar pronto. Voilá! Nuggets para comer sem culpa!

Sabemos que, nesse período (ou durante o mês inteiro), aumenta a vontade de consumir carboidratos, principalmente chocolate, contribuindo para o aumento do peso. Assim, é importante ter consciência em como estamos nutrindo o nosso corpinho e como lidaremos com o resultado depois do impulso.

Também não é para se torturar fazendo dietas.... Mas se você está preocupada em não ganhar uns quilinhos a mais a cada crise existencial mensal, que tal uma frutinha assada para sobremesa?!

Lembrar das frutas, cereais integrais (aveia, arroz, farinha de trigo integral), leguminosas (feijão, soja, lentilha) e vegetais de folha verde escura que são alimentos ricos em Magnésio, um dos nutrientes mais perdidos durante este período, que pode estar relacionado ao aumento do estresse quando em baixas concentrações no sangue;

Limitar a quantidade de sódio, que está no sal, nos refrigerantes e na maioria dos alimentos industrializados, para evitar retenção de líquidos;

Evitar ou diminuir a cafeína (presente em alguns chás, café e refrigerante) por ser um potente irritante;
Incluir alimentos fonte de Ômega 3 e Ômega 6, como azeite de oliva extra virgem, peixes de água fria (sardinha, salmão), a querida linhaça, nozes e castanhas. Esses nutrientes têm relação com a melhora do humor e podem contribuir com a diminuição dos sintomas. Só tenha cuidado com a quantidade, pois, em geral, são bem calóricos;

Prestar atenção na ingestão de Cálcio (presente no leite e derivados, soja, aveia), que apesar de ainda estar sendo estudado, pode ajudar a diminuir os sintomas da TPM, sem contar na comprovada prevenção da Osteoporose;

Como a deficiência da Vitamina B6 tem sido constantemente associada à TPM, não custa nada incluir no cardápio alimentos como arroz integral, aveia, granola, nozes e castanhas.

Aumentar a ingestão de água, nesse período e sempre;

E, para acalmar a fera, é indicada a prática de exercícios físicos que faz com que sejam liberadas substâncias químicas no organismo que aumentam o bem estar e fazem bem para a alma (mesmo uma caminhadinha de 30 minutos por aí).

Nenhum comentário:

Postar um comentário