segunda-feira, 11 de abril de 2011

Frutíferas em vaso




(foto: Paisagismo Lopes)

Voltando ao jardim do RL, resolvi usar o post da Faby como inspiração e escrever sobre frutíferas em vaso. Não tem coisa mais legal que colher a jabuticaba no pé, o limão da caipirinha, tudo em casa, na varanda. Além disso atrair pássaros, incentivar as crianças a se alimentarem bem, acompanhar o desenvolvimento dos frutos...

Parece complicado, mas não é! Seguindo todos os passos básicos e tendo sol, rapidinho já vai ter colheita. As necessidades primordiais são: vaso grande, mistura boa de terra e sol.

O vaso: Pode ser de qualquer material, tem que ter uma boa drenagem, a água não pode acumular de jeito nenhum, é só fazer uma camada com cacos de cerâmica, argila expandida, brita ou isopor, uns 5 cm de espessura já é o ideal e uma camadinha de areia só pra tampar essa primeira camada. Eu falei sobre como fazer essa drenagem aqui.

Ele deve ser bem espaçoso, o suficiente para as raízes crescerem bem, isso é fundamental pra produção dos frutos. Num vaso apertado, a raiz não cresce e a planta não se desenvolve. Uma medida boa começa com no mínimo uns 50cm de altura e 40 cm de diâmetro.

A terra: Pense que essa mistura tem que ser boa o suficiente para fornecer todos os nutrientes e deixar as raízes respirarem. No mercado existem substratos já prontos para plantar frutíferas (perfeitos pra quem não tem espaço ou paciência pra fazer a mistura).

Mas se você quiser fazer em casa, use:
1 parte de terra comum
½ parte de terra vegetal
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia
200g de farinha de ossos.

Depois da drenagem , coloque a mistura no vaso até a metade mais ou menos, coloque a muda no centro, com o torrão preservado, de modo que ela fique uns 2 a 3cm abaixo da borda do vaso. Complete com a mistura em volta (não enterre o caule da muda, deixe a mistura no nível do torrão), e molhe bem, uma rega abundante.

Forrar o substrato com pedras ou algum tipo de forração ajuda no visual e na manutenção da umidade, pode ser azulzinha, dinheiro-em-penca , gota-de-orvalho, rabo-de-gato, hera etc...

Rega: Nunca encharcar o vaso, umas 3x/semana é o suficiente, se o clima estiver frio, até menos.

Luminosidade: Toda frutífera precisa de no mínimo 4h diárias de sol, no início, o sol da manhã é o ideal, depois tanto faz. As únicas que sobrevivem produzindo frutos com um pouco menos de sol, são a romã, a pitanga e a jabuticabeira. No caso de apartamentos, se tiver sol e a varanda for protegida dos ventos fortes, suas frutíferas vão se adaptar bem.

O ideal é que a muda seja bem formada, aparência saudável. No caso de limão, laranjinha kinkan e mexerica, todas as mudas deverão ter sido produzidas por enxertia (é só perguntar ao vendedor), nesse caso elas produzem novas e bem mais rápido do que as plantadas por sementes.

Adubação: Pode ser feita umas 3x/ano, com farinha de ossos e adubo químico NPK 4-14-8 granulado, misture os dois e coloque umas 150g por vaso, espalhe mais para as bordas do vaso e regue bem em seguida. Nessa fase também é bom dar u ma mexida de leve na superfície da terra, como um garfo mesmo, retirar galhos secos e mal formados.

Preste sempre atenção nas pragas e doenças, controle-as sempre com um defensivo orgânico, como as receitinhas que eu já passei aqui ou óleo de neem (uma planta indiana que controla muitos tipos de praga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário