Charlotte de morango

Essa é uma receita da Palmirinha, que eu fiz há séculos para levar de sobremesa na raclete da casa da Clau. Só que eu já tinha subido a foto (que até chegou a aparecer aqui) mas... quem disse que eu achava a diaba da receita? No meio de uma faxina que fiz na minha pequena biblioteca gastronômica, organizei as muitas revistas e desde então estava tentando arranjar um tempinho para ir lá procurar a da Palmirinha, de onde saiu essa receita.

Ufa! Enfim, aqui está ela... Delícia de sobremesa, do jeitinho que eu gosto - não muito doce, fresquinha, leve e, "embalada" assim, fica perfeita para fazer bonito na hora de aparecer com um doce na casa da amiga ou no almoço de família.



Em um recipiente coloque 300g de ricota fresca, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite sem soro, 1 colher (chá) de raspas de limão e 1 colher (sopa) de suco de limão e misture bem (usei o mixer pra facilitar). Junte 1 xícara (chá) de morangos picados e 1 envelope de gelatina sem sabor hidratada conforme a embalagem. Distribua os biscoitos champagne cortados ao meio em uma fôrma redonda de fundo removível. Coloque o creme que você fez e leve para gelar por 3 horas.

Depois, é só desenformar e decorar com geleia (usei a de Cabernet Sauvignon da Casa de Madeira) e morangos.

A Palmirinha, viva que só, ainda dá a dica de substituir os morangos (quando não estiverem na safra por exemplo) por pêssegos ou abacaxi, que também deve ficar escândalo :)

Pronto! Mais uma receita que saiu do limbo =))))