segunda-feira, 11 de abril de 2011

Frango a Passarinho de forno



Passarinho é o corte do frango, em pequenos pedaços, desde asas e sobrecoxas até peito. A Sadia vende frango a passarinho bacana em zip locks de 1 kg, por algo tipo 8 pilas. Não sei se dei sorte, mas este último que comprei veio com cortes bem selecionados. O Frango a Passarinho clássico é frito com alho, mas a gente já fechou aqui que tudo que é frito também pode ser assado, não foi? Com a vantagem de serem mais saudáveis para nós e para a água do planeta.



No pilão, 2 dentes de alho, um punhado de pimenta do reino em grão (eu usei mix de pimentas em grão), sal a gosto, 1 pedacinho de gengibre e 1 punhado de salsa fresca. Quando estiver bem amassadinho, junte 1 colher de sopa de açafrão ou cúrcuma (aquele curry em pó nacional que tem em qualquer mercado também fica jóia) - essa inspiração veio de umas coxinhas assadas incríveis de comi dia desses no aniversário de Nanã, feitas por Dona Maria, uma cozinheira danada de sabida; mistura bem e soma um pouco de óleo de gergelim e um pouco de azeite de oliva. O resultado será uma pasta que você vai aplicar nos pedaços de frango. Eu dei umas furadinhas de garfo nas peças antes disso. Deixa lá quietinho na geladeira por, pelo menos, umas 4 horas e depois assa numa forma de teflon (não precisa untar, pois você usou óleo na pasta, lembra?). Cuidado para não ressecar. Para isso, pré-aqueça o forno a 180° e fique de olho! Quando estiver douradinho em cima, vire cada pedacinho com a ajuda de uma espátula e devolva ao forno, agora com temperatura mais baixa, por uns 5 minutinhos no máximo. Outra coisa: assou, desligou, tira do forno para não continuar lá esturricando, viu? Lembre-se que o forno continuará quentérrimo!

Aqueles legumes ali são esquema salvação para dias corridos, congelados, da Batavo, que eu apenas salteei na manteiga com alecrim seco, sal e pimenta.




** Na minha cozinha nem ovo frito, ele vai para a frigideira sem óleo. Muito mais saudável, se bem que eu não como ovo e a Ayla também não é muito fã rs para a minha sorte. Bjs Clau

Nenhum comentário:

Postar um comentário