domingo, 10 de abril de 2011

Bolo Formigueiro Integral



O Bolo Formigueiro é um clássico da minha infância. Sua alcunha deve-se ao fato de receber em sua massa, chocolate granulado, que dá o efeito de formiguinhas depois de assado. Uma graça!

Esses de padoca geralmente são ressecados, e eu não encaro, mas em casa dá para fazer um formigueiro fofinho e saboroso, lançando-se mão de boa manteiga, ovos de quintal e um bocadinho de coco e leite de coco. Fui além e fiz uma versão integral, que ficou d-e-l-i-c-i-o-s-a!

Numa tigela comum, bata 4 colheres de sopa bem cheias de manteiga, com 1 xícara de açúcar demerara; junte 4 gemas peneiradas e bata muito; agora junte 3 xícaras bem cheias de farinha de trigo integral, 1 xícara de leite, 1/2 xícara de leite de coco, 1 xícara de coco ralado (Sococo, sem adição de açúcar, por favor), 1 colher de sopa de fermento, e 1 saquinho de chocolate granulado. Bata as 4 claras em neve e some 1 xícara de demerara, misturando delicadamente. Agora junte as claras à massa, mexa delicadamente de novo e deite numa fôrma untada (não esquece de dar uns tapinhas na parte de baixo da fôrma, para evitar as bolhas de ar que solam os pobres bolinhos).


(pegou aí a maciez? e as formiguinhas?)

Pronto! Forno médio pré-aquecido (ligar o forno foi a primeira coisa que a comadre fez, não foi?) por 30 minutos, teste do palito, espera esfriar para desenformar, e "não coma quente, que dá dor de barriga"!

Se a comadre não faz a linha integral, é só usar a farinha convencional e açúcar branco. O importante é ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário