O erro mais comum na jardinagem é pesar a mão na hora das regas. As plantas morrem muito mais por excesso que por falta de água.

Quando a gente fala em não encharcar a terra, deve-se deixá-la levemente úmida, sempre aparecem as dúvidas. Pra ter certeza, o melhor é encostar o dedo na terra do vaso, se sair sujo, com um pouco de terra grudada, é provável que a terra esteja levemente úmida. Deixe a rega para outro dia...

Na hora de regar não adianta só borrifar água por cima do vaso, tem que jogar água com regador, até sair um pouco pelo buraco do vaso, daí dá pra saber que a água percorreu todo o vaso.

Os borrifadores são usados para umedecer as plantas, criar um microclima fresquinho, ideal em locais quentes, onde vivem orquídeas, samambaias, bromélias. O ideal é sempre á tarde, em horários mais quentes do dia. O borrifador libera a água em gotas bem pequenas, em jatos leves, criando uma espécie de névoa.
O modelo aqui embaixo, libera uma névoa bem fina (dá pra regular), e não precisa nem fazer força, é só bombear, ele tem um sistema de pressão.
null

Esse aqui é mais barato, libera gotas maiores, e precisa de força pra ficar apertando.
null

Os regadores com bico de chuveiro servem para a maioria das plantas que gostam de rega abundante, na terra e nas folhas, como os vasos de temperos, hortas, folhagens, frutíferas em vaso. Os jatos são mais fortes, mas bem divididos, não retiram terra do vaso e molham bem toda a superfície.
null

Os regadores de bico fino são indicados para plantas com folhas pilosas (com pelos), que não podem acumular água nas folhas, como as violetas, sálvia (não a flor, a usada como erva aromática), alguns tipos de azaléia. A terra é regada diretamente, é só aproximar o bico no vaso.
null

É sempre bom lembrar: vaso de plástico e plantas de interior se mantém molhados por mais tempo do que os vasos de cerâmica em área exterior.
A frequência de regas vai depender do local (se é quente ou tem clima ameno), se é verão ou inverno, e é claro, da resposta de suas plantas.