null
(foto: Golatofski)

A Faby postou a lágrima de cristo dela aqui, eu acabei de plantar a minha em casa. Tirando o nome, que eu também acho um pouquinho triste, a lágrima de cristo (Clerodendron thomsoniae) é uma beleza de planta pra ser ter em casa.

Essa é uma trepadeira perene com folhas verdes e brilhantes, que embora cresça muito rápido, pode ser plantada tanto no solo como em vasos. As flores são bem vistosas, formadas em cachos, elas aparecem principalmente na primavera e verão.

Quando plantada diretamente no solo, os galhos precisam de suporte, é só direcionar os ramos para um local onde possam se apoiar. No vaso, o ideal é ter uma treliça e ir amarrando os galhos que vão crescendo, podando outros que crescem muito, mas pode ser plantada próxima a uma grade ou beiral ,conduzida por fios de aço em volta de uma janela, existem muitas possibilidades.

Quanto á luminosidade, o ideal é ao menos 4h de sol diárias, tanto faz o horário. Até com um pouco menos ela vai bem, contanto que o local seja bem claro.

O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, por exemplo, essa mistura aqui:
1 ½ parte de terra comum
1/3 parte de areia de construção
1/3 parte de húmus de minhoca
1/3 parte de esterco de gado curtido (encontrado em pacotes nas floriculturas)

Num vaso grande, de preferência mais fundo, prepare uma camada de drenagem, a mistura até quase a metade do vaso, coloque as mudas (eu planto de 2 a 3 mudas num vaso) centralizadas, e complete com a mistura, até um pouco abaixo da borda do vaso. Não enterre o caule das mudas, ponha a mistura até o nível do torrão. Regue bem em seguida.

A rega deve ser farta no verão, umas 3x/semana, principalmente após o plantio, depois diminua aos poucos no inverno.

Os cuidados essenciais são a poda de galhos secos, galhos que cresceram demais e saíram da forma, e os amarrilhos que irão direcionar o crescimento.

A adubação deve ser feita sempre após a floração, com umas 2 colheres de farinha de ossos, ½ colher de torta de mamona, 1 colher de NPK 4-14-8, umas 4 colheres de húmus de minhoca, não use colher muito cheia, faça a mistura antes, coloque em volta da planta e regue em seguida. Use a cada 2 meses, toda a mistura para um vaso.

A lágrima de cristo tem outras “primas” que se diferenciam na cor do cálice da flor (o que é branquinho), pode ser vinho ou vermelho.