sábado, 9 de abril de 2011

Estilista de imagem




(foto: www.camillesoulayrol.com)

Quando acessamos imagens de lindas mesas e festas em sites como os da Martha Stewart, por exemplo, quase não paramos para pensar que aquilo ali não é uma festa de verdade, mas composições de idéias (ótimas idéias) feitas com o intuito de inspirar. Nos sentimos tão distantes daquilo! Mas como é possível tamanha beleza, precisão, perfeição? Sim, é possível porque aqueles cenários foram montados com o objetivo de serem perfeitos, e é perfeitamente possível que pareçam perfeitos, afinal, se você perceber, são sempre closes e cenários muito pequenos (o que possibilita uma manipulação minuciosa); são composições feitas a partir de objetos novinhos em folha, saídos de algumas das melhores lojas do mundo; são cenas/instalações/momentos concebidos por profissionais altamente gabaritados, sensíveis (e caros) com formação em Arte; e são registrados por fotógrafos excepcionais, em locações cuidadosamente escolhidas, com bastante luz natural, ou a partir de estúdios profissionais maravilhosos. Coisa de cinema, sabe assim? Como não nos parecerem perfeitos aos nossos olhos? Sem chances de não nos parecerem perfeitos aos nossos olhos. 

Mas há algum problema nisso? Não, senhoras, nenhum. Ao contrário, só méritos. Dizer que há, seria o mesmo que negar o belo.

Mas passemos a uma proposta: analisar comigo o mérito do trabalho estonteante da estilista de imagens francesaCamille Soulayrol, a minha preferida no ramo. As fotos escolhidas para ilustrar este post estão no seu site e foram produzidas para matérias da Marie-Claire (não falei?).

O conceito da imagem 



Só uma pessoa com formação em Arte (ainda que auto-didata) é capaz de criar um ambiente altamente conceitual como este. Dificilmente encontraremos uma estante como esta num ambiente real. Note que os suportes são moldes de livros, provavelmente em gesso, o que significa que são frágeis e não são adequados para sustentarem uma estante de livros. E é claro que a Camille sabe disso, mas pouco importa, pois ela não é uma decoradora, mas uma artista. E o que não funciona na prática (mas tem uma função muito mais importante que esta) é o que chamo de conceitual. Uma idéia, um delírio, que não precisa ser real, mas mexe com os nossos sentidos, com o nosso olhar, subverte a função das coisas, eleva o pensamento para outras paragens. Isso é Arte. Ah! Perceberam que o cachorro também é uma escultura, né? Dá ou não dá para encarar a imagem como uma obra de arte?

Já a segunda imagem, é praticamente uma instalação, muito mais do que um cabideiro. Aliás, um cabideiro estaria próximo a uma porta, bem como as botas que uma vez sujas de lama não cruzariam a sala, no entanto a composição foi feita, obviamente num estúdio. Mas a idéia não é linda? Então... é essa a idéia.

A Arte não tem compromisso com a lógica e nem com a coerência utilitária da decoração 



Neste segundo bloco de imagens, selecionei ambientes, que do ponto de vista de uma decoradora, não fazem sentido. Quer ver? Temos o equilíbrio precário de um enorme abajur cujo suporte é feito de frágeis louças antigas bem no meio da sala, e um espelho que não reflete pois está forrado por adorável tecido floral! A briga entre um espelho maravilhoso escondido atrás de uma cabeceira enorme! Uma cadeira posicionada embaixo de uma prateleira, que é para a pessoa bater a cabeça quando levantar! Um lustre a uma altura e posicionamento, no mínimo, incoerentes! Mas, e daí? Estes objetos estão ali para comporem a idéia. Ninguém vai morar ali.Abstraiam!, grita a artista.

Mais próxima da realidade 



Não quer dizer, porém, que algumas cenas não sejam feitas em locações reais, o que aproxima mais o observador mortal. Mas mesmo assim, vamo' combinar que essa noiva aí pilotando essa motoca com esse vestidão enorme, esse chapelão e flores, que supostamente voariam, e estas caixas de papelão escândalo, cuidadosa e geometricamente arranjadas, não deixam de povoar também o campo dos sonhos, né não?

Portanto, comadres, não se aperreem depois que os seus olhos saídos dos incríveis sites de decoração pousarem de volta sobre as suas singelas casinhas. Encare como uma sessão de cinema, plante os pés no chão, e encha a leiteira de margaridas, ou o murano de tulipas, que a gente aqui não tem preconceito com as phenas. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário