sábado, 9 de abril de 2011

Pão de Festa





Eu me lembro desde sempre deste pão em festinhas esquema familiares, escolares, confraternizações e coisas que tais, mas eu raramente comia porque geralmente eram feitos a base de maionese, que eu não curto. Foi necessário que eu me tornasse uma cozinheira, rainha do meu lar, para desenvolver versões que me apetecem desta ótima idéia.

São fatias de pão de forma cortadas na horizontal (não vá entrar numas de cortar a comadre porque as padocas já vendem cortadinhos neste formato), recheadas com pastas. Eu queria fazer uma versão integral, mas não rolou o pão de forma cortado na padoca mais próxima, e a idéia era agilizar em pouco tempo um lanche para uma reunião de trabalho em casa.

Geralmente são 5 fatias, o que significa 4 camadas de pasta necessárias. A comadre pode fazer apenas uma pasta, de apenas um sabor, mas pode também fazer 2 sabores para alternar ou, como no meu caso 4 sabores diferentes. E não pense que é mais trabalhoso, tudo depende do método, porque se a comadre dispuser os 4 ramequins, considerando que a base de ingredientes será a mesma, tudo fica muito fácil, quer ver?



Tome 500g de ricota, amasse com um garfo e distribua uniformemente em 4 ramequins; agora acrescente os sabores que quiser. Eu usei azeitonas verdes picadinhas no primeiro, azeitonas pretas no segundo, peito de peru no terceiro e gorgonzola amassado no quarto; junte 1 colher de sopa de requeijão cremoso em cada um dos ramequins, e agora olhe para elas e resolva como vai tempera-las, o que cada uma pede. Eu moí pimenta e somei salsinha picada em todas (exceção ao gorgonzola), pus um pouco de alho frito pronto picado no peru, e só. Daí misturei bem com um garfo cada uma delas e afinei com um pouco de creme de leite, pois a idéia é que a pasta fique bem molhada para que o pão também fique bem molhadinho. Desta forma você faz 4 pastas de uma só vez, e rapidinho.

Agora tome uma forma, abra sobre a mesma um pano de copa molhado e comece a deitar as fatias de pão uma a uma, colocando entre elas as pastas que preparou. Eu coloquei o peru, que é mais discreto, entre o gorgonzola e as azeitonas, que são mais saidinhos no sabor. Por fim, enrole todo o pão com o pano molhado e leve à geladeia enquanto a comadre prepara um molho.



Esse molho eu inventei na hora para substituir a maionese que lambuza o pão também por fora nas receitas tradicionais. Pus um pouco de creme de leite no olhômetro, um fio de azeite e um chorinho de shoyu. Ficou moreninho, macio e delicioso. Agora é dar um banho no seu pão e providenciar um croc croc para grudar no molho por fora. Eu fui de mix de gergelim, mas a comadre pode colocar qualquer coisa que grude como castanhas, nozes, pistaches, cenoura ralada...o que der na telha. Decorei com um moragão para dar um constraste de cor, e às favas com falsa modéstia, ficou sensacional. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário