terça-feira, 12 de abril de 2011

Molho Pesto





Um dos meus molhos preferidos para massas é o pesto, que no meu ranking só perde para o bom e velho sugo com manjericão, o clássico imbatível.

Para fazer um pesto você precisa apenas de alho, manjericão (bastante), parmesão ou pecorino, azeite (preciso falar que é do bom?) e pinoli - aqui um aparte - dá para substituir o pinoli por nozes numa boa, até porque não é em todo lugar que se encontra pinoli e nem é todo mundo que consegue bancar um trem tão caro. As quantidades como sempre vão no meu olhômetro e, vai por mim, chega uma hora em que você desencana de medidas então, vamos pensar que a base é o azeite, o alho aparece mas não é o ator principal, o pinoli é convidado especial e o manjericão protagonista. Será que assim ficou fácil? hohoho.

Bom, os mais puristas dirão que para fazer um pesto decente você precisa misturar os ingredientes em umalmofariz, pilão, socador... que seja. É claro que essa é a maneira correta de fazer e tal masss, na falta de tu vai tu mesmo, então você pode misturar os ingredientes no processador mesmo ou, vá lá (em último caso) no liquidificador (na posição pulsar). Eu gosto de misturar uma parte do parmesão junto e reservar outra parte para colocar por cima na hora de servir. Vai do gosto do freguês.

O molho não vai para a panela, forno, microondas (microondas? what´s this?), nada... do pilão/processador/liquidificador ele precisa descansar um pouco para que os ingredientes se fundam, se juntem, se incorporem, etc, etc... depois, direto na massa quente e mesa.
Também dá para fazer um montão e guardar em vidrinhos na geladeira que duram uma eternidade e quebram muitos galhos.

Pesto vai bem tanto em massas de corte longo quanto curtos, dá pra fazer bruschettas, torradinhas, vai na pizza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário