cr_leite.jpg
(imagem: ifood.tv)

Frequentemente recebo mensagens com dúvidas a respeito do bom e velho creme de leite. Na maioria das vezes as dúvidas se concentram em "tem diferença do creme de leite de caixinha, de latinha e fresco?", "pode ferver/congelar?", "tem que tirar o soro?", e por aí vai.

Aproveitando que estive recentemente na Cozinha Experimental da Nestlé, onde são elaboradas e testadas todas as receitas, já tratei de buscar essas respostas diretamente na fonte - quem melhor do que eles para dizerem com propriedade o que pode e o que não pode fazer com o creme de leite?
Com vocês, as respostas dos especialistas do Serviço Nestlé ao Consumidor ...

- Creme de leite de caixinha e lata são diferentes?
O Creme de Leite Nestlé em lata ou caixinha oferece a mesma qualidade e sabor característicos, com diferenças mínimas que estão relacionadas ao processo de fabricação que difere em cada uma das variedades.

- É preciso retirar o soro do produto em certas preparações?
O consumidor pode utilizar o Creme de Leite conforme sua preferência. As receitas testadas e recomendadas pela Cozinha Nestlé indicam utilizar o produto como um todo, inclusive com o soro, pois ele é rico em nutrientes. 

- Pode-se ferver o creme de leite?
Não recomendamos submeter o Creme de Leite a congelador, freezer ou fervura, pois essas variações de temperatura podem alterar as características originais do produto, prejudicando a preparação.

Viram? Você tira o soro se quiser, mas precisar não precisa não :) E em receitas que levam creme de leite, deixe para colocá-lo no final, sem levá-lo à fervura, o que garante que ele não vai sofrer alterações na textura, como talhar por exemplo.

Ah! E creme de leite fresco não tem nada a ver com o de caixinha/latinha, tá? Ele não é espessado como os demais por isso é mais líquido, é refrigerado (fica no supermercado geralmente na parte de latícínios), pode ser usado no preparo de receitas doces e salgadas (pode inclusive ser fervido) e é com ele que se faz chantilly - eu pessoalmente o acho o mais saboroso de todos, por isso é o meu preferido :)