terça-feira, 5 de abril de 2011

Bolo de maçã


(receita enviada por Paolla Alberton)

null

Há muito venho ensaiando, mas enfim o bolo de maçã saiu com uma cara boa para ser fotografado.

Essa receita eu tirei da revista Receita Minuto e a reproduzo na íntegra, mas com os meus pitacos entre parênteses, porque não tive
paciência para fazer tudo do jeito que mandam... e sempre dá certo, com pitaco ou sem pitaco. Aqui em casa a preferência é por comê-lo
quente, pois a maçã estará quase derretendo, mas frio também é uma delícia.

A receita (xícara medida 240 ml)

3 maçãs lavadas (eu uso Gala)
Suco de 1 limão (não uso)
1 xícara de chá de óleo
4 ovos
1 xícara e meia de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de uvas passas brancas (fica mais gostoso, mas sem também fica bom)
1/2 xícara de chá de nozes bem picadas (idem acima)
2 xícaras e meia de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
açúcar e canela em pó a gosto para polvilhar.

Descasque e pique as maçãs em cubos pequenos, colocando-as em uma vasilha com água e suco de limão (me recuso a descascá-las, pois a
casca também entra na receita). No liquidificador (eu bato na mão), bata o óleo, os ovos, o açúcar e as cascas das maçãs (não falei?). Em
um recipiente, peneire a farinha de trigo e o fermento, acrescente as passas, as nozes, as maçãs escorridas, misture e adicione o preparado
do liquificador. Mexa bem. Despeje em uma assadeira redonda com furo no meio (25cm de diâmetro), untada e polvilhada. Leve ao forno
preaquecido médio por mais ou menos 40 minutos. Retire do forno e polvilhe o açúcar e a canela em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário