terça-feira, 5 de abril de 2011

Pão de chocolate


(receita enviada por larcchia)

null

Rainhas queridas do meu Brasil (e de fora também, claro!): com a proximidade da Páscoa, resolvi dividir com vocês essa receita que aprendi com minha avó, que aprendeu com uma senhorinha húngara, vizinha sua, quando eu tinha 16 anos (há mais ou menos...... hum..... er ...5 anos? – HAHAHAHAHAHAHAH! – deixemos isso pra lá). Era conhecida como Dna. Vunya, uma baixinha braba e doce ao mesmo tempo, mais ou menos como esse seu pão...
Estranho como os cheiros são importantes pra construção de nossas memórias, né? Jamais vou esquecer do cheiro de chocolate que invadia a vizinhança, quando a Dna. Vunya os colocava no forno...e nem esquecerei a maravilhosa visão dessa mulher (pequena de estatura e forte como uma muralha), cabeça branca de algodão, esticar - por duas horas ininterruptas - a massa folhada sobre uma mesa retangular de cozinha, até que se tornasse um “lençol de seda transparente”, com suas mãos pequenas e marcadas, como que pudessem contar parte de sua história...

Bom, deixemos as reminiscências e vamos pra cozinha!

A receita é simples:

Ingredientes:
2 tabletes de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal
1 copo (americano, raso) de água morna
3 ovos, ligeiramente batidos
2 colheres (sopa) de manteiga (eu uso sem sal)
2 ½ colheres (sopa) de cacau em pó (você pode usar o chocolate em pó, porém altere a quantidade pra 1 xícara das de chá – achocolatado não, porque contém farinha na composição e pode alterar a consistência do pão, além de ser muito açucarado)
aproximadamente 1 kg de farinha de trigo
1 tablete (grande) de chocolate tipo cobertura branca, grosseiramente picado, para o recheio

Preparo:
Dissolva o fermento no açúcar, acrescente a água, a manteiga, os ovos, o cacau, o sal e vá acrescentando farinha até dar ponto de soltar das mãos. Sove a massa e deixe crescer por 30 minutos, em lugar protegido. Passado o tempo, abra a massa num retângulo, usando as mãos (não use rolo de massa), em superfície enfarinhada. Disponha o chocolate branco, enrole como rocambole e junte as pontas, formando uma argola. Com uma lâmina, faça cortes regulares sobre a massa. Deixe descansar por mais 30 minutos e asse em assadeira sem untar, somente polvilhada com farinha, por aproximadamente 40 minutos, a 150°.

Pra quem tiver máquina de pão: substitua o fermento fresco por uma colher (sopa) de fermento seco, ou um pacotinho. Coloque na máquina nessa ordem: farinha, fermento, açúcar, cacau, manteiga, ovos, sal, água e recheio. Programe para “massa leve”.

É muito bom dividir lembranças com as comadres. As que vão fazer, postem me contando do aroma que vai invadir suas casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário