sábado, 9 de abril de 2011

Docinho caramelado de nozes


(receita enviada por Mariana Fleming)



Olá Faby e Katita!!
Eu estava com muita vontade de comer docinho de nozes e ao mesmo tempo, a bala de brigadeiro caramelada (ou caramelizada...i don't know) do Amor aos Pedaços. Mas aqui em Niterói não tem Amor aos Pedaços...
Então resolvi juntar a fome com a vontade de caramelizar :), e fiz esses docinhos caramelizados de nozes.

Eu usei para o doce:
1 lata de leite condensado
1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
2 gemas peneiradas
1/2 lata de nozes trituradas

Levei tudo ao fogo, sem as nozes, até ferver. Depois que ferveu, acrescentei as nozes e deixei até começar a soltar do fundo.
Tirei da panela e quando estava morno, fiz as bolinhas e deixei na geladeira até o outro dia (porque já era tarde e eu só poderia fazer a calda no dia seguinte).

Para a calda:
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
8 colheres de vinagre de vinho branco

Coloca tudo na panela e mistura bem antes de ir ao fogo, coloca para ferver em fogo baixo e não pode mexer mais até que fique em ponto de bala (cor de guaraná).
Passei as bolinhas na calda e coloquei em um prato untado com manteiga.

Olha...matou TO-DOS os meus desejos! Ficou bem macio por dentro e aquela casquinha fininha e crocante por fora. Mara...todo mundo amou!

Agora se for fazer a calda em seguida, melhor deixar as bolinhas no freezer, e tirá-las (mesmo da geladeira) somente na hora de passar na calda. Porque se não elas amolecem muito em contato com a calda (não preciso nem dizer q isso aconteceu comigo né?....haha) e perdem a forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário