sábado, 9 de abril de 2011

Bolo de cacau e vinho


(receita enviada por Ana Lívia de Matos)



Olá Rainhas!
Mais uma vez estou aqui para enviar uma receita pra vocês!
Essa tirei do site da Fer (http://www.chucrutecomsalsicha.com), que visito sempre e adoro! Além de postar receitas ótimas, ela tira belíssimas fotos :)
Esse é um bolo de Cacau e Vinho, que particularmente achei super atraente pela combinação dos ingredientes.
Aí vai a receita reproduzida de lá:

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau puro, não adoçado nem processado
1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 tabletes [113gr cada] de manteiga amolecida
1 3/4 de xícara de açúcar
1 1/4 xícara de vinho tinto seco
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno em 350ºF/ 176ºC e unte uma forma bundt—ou qualquer outra dessas redondas com um furo no meio (eu fiz na redonda normal, de aro removível), com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média, até a mistura ficar bem fofa [mais ou menos 4 minutos]. Adicione os ovos, um por vez, e continue batendo. Junte a baunilha (não usei, porque não tinha) e bata por mais dois minutos. Vá colocando a mistura de farinha com uma colher grande e alternando com o vinho, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Coloque a massa na forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por 45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e então vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro se preferir.

Esse bolo fica simplesmente di-vi-no! O aroma do vinho com o cacau ficou pela casa o dia todo, uma delícia! Recomendo muitíssimo! ;)

Uma idéia que eu tive depois foi de servir esse bolo com sorvete de creme. Porque me lembrou muito o petit gateaut a combinação do bolo quente com sorvete :)

Eu acho lindas essas fôrmas todas desenhadas e cheias de coisas :) Mas aqui tá impossível de achar coisas legais assim. Então, se vocês souberem onde eu possa adquirir uma dessas, por favor, me avise! Pode ser online, onde for! Só queria achar uma diferente pra dar mais graça às minhas receitas ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário