sábado, 9 de abril de 2011

Dinheiro-em-penca




(foto: Dream Dragons)

Tinha pensado num post geral sobre plantas pendentes, mas ia ficar gigante e difícil falar bem sobre cada planta, daí pra começar optei pelo dinheiro-em-penca ou calissia.

Essa é uma plantinha bem fácil de cuidar, só pede mesmo água e carinho, fica bem dentro de casa, como forração de vasos maiores, em vasinhos de parede, plantado diretamente no solo, é bem versátil mesmo.

Resiste bem tanto no sol pleno quanto à meia sombra, sob o sol ela fica com as folhas mais grossinhas e arroxeadas, mais sombreada, fica num tom verde mais claro, com hastes mais finas e compridas.

Uma boa mistura de solo para ela tem que ser leve e rica em matéria orgânica, como essa:

1 parte de terra comum de jardim
1 parte de terra vegetal
1 parte de composto orgânico (esterco de gado, húmus de minhoca ou compostagem)
1/3 parte de areia

O solo deve ficar sempre úmido, sem encharcamento e água acumulada em pratinhos. Dentro de casa, sempre molhe menos, pois ela vai demorar mais a secar, sempre observe antes. Em exteriores, 3x/ semana é ideal.

O dinheiro-em-penca tem crescimento bem rápido, a cada 2 meses é bom fazer uma poda, corte hastes mais compridas, secas e velhas com uma tesoura, em pouco tempo seu vaso ficará cheio e verdinho novamente.

Caso seu vaso esteja muito cheio, retire o torrão, separe a touceira e faça novas mudas, aproveite o plantio e adube com 1 colher (sopa) de húmus de minhoca para cada muda.

Segundo a tradição, essa planta deve ser presenteada para trazer sorte e prosperidade. 
Ganhada ou não, é garantia de beleza e praticidade para o jardim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário