sexta-feira, 1 de abril de 2011

Pâte sucrée - Massa podre para torta



null

Essa massa eu usei para fazer a torta de laranja e maracujá mas ela é tão boa, mas tão boa, que merece um post só pra ela. Até porque essa massa é super versátil e com ela você pode fazer tudo quanto é tipo de torta.
Ao contrário das receitas de massa podre que eu já tinha visto por aí, essa é super fácil de fazer - batedeira, sem muita sova, pá pum, jogo rapidíssmo...olha só.

Na batedeira coloque 250gr de manteiga amolecida à temperatura ambiente + 180gr de açucar e bata bem até ficar macio e cremoso (mas não fofo). Junte as sementes de 3 ou 4 favas de baunilha, abaixe a velocidade para lenta e junte, um a um, 2 ovos grandes. Tome o cuidado de ir raspando a lateral da tigela da batedeira para que toda a massa fique bem misturada.
Peneire 500gr de farinha de trigo com 1/2 colher de chá de sal e adicione à massa em 3 ou 4 etapas, sem desligar, usando velocidade baixa, até que a mistura fique homogênea e comece a formar migalhas na massa.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove ligeiramente com as mãos até que fique uniforme - mas não sove demais. Divida em 3 ou 4 porções, embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos a porção que você for utilizar e as demais podem ser congeladas. Após os 30 minutos, retire da geladeira, sove-a novamente (bem de leve) e abra com rolo.

* Se você dividir a massa pâte sucrée em 3 porções iguais, cada uma delas será suficiente para forrar uma fôrma de torta de 21-23cm. Embrulhe-a duplamente em filme plástico antes de congelar e dê uma sovada leve ao descongelar.

Os créditos vão para o Gordon e para mim - ele, porque botou essa receita bárbara no livro e eu porque segui direitinho todos os passos, obedientemente (tm Odorico Paraguaçu).

Minha idéia de massa podre mudou radicalmente depois dessa receita - se eu soubesse que era fácil assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário