sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quindim


(receita enviada por Samara)

null

Katia,
Olha aí a receita e foto do Quindim que eu prometi. Peguei esta receita no site do Mais Você pois moro nos EUA e estava me acabando de vontade de comer algo que me matasse a saudade de casa, achei a receita fácil demais pra ser verdade pois sempre pensei que este fosse um doce elaboradíssimo mas resolvi arriscar e para a minha surpresa o resultado foi maravilhoso e até hoje sempre que tenho algum evento que preciso levar algo eu faço o Quindão e todos se deleitam, principalmente aqui nos EUA pois a textura é bem diferente de tudo a que eles estão acostumados.

Ingredientes
- 30 gemas caipiras peneiradas
- 250 ml de leite
- 500 g de açúcar refinado
- 150 g de coco ralado fresco
- suco de 1/2 limão
- 1 pitada de sal
- manteiga para untar e açúcar para polvilhar a fôrma

Numa tigela coloque as gemas, o leite, o açúcar, o coco, o suco de limão e o sal. Misture bem com o auxílio de uma colher de pau.
Transfira a mistura para uma fôrma de pudim (24 cm de diâmetro X 6 cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve para assar em banho-maria em forno alto (250º C) por +/- 1 hora e meia. Podem ser usadas forminhas pequenas para fazer porções individuais.
Desenforme ainda quente.

Dica :
Para o quindim não ficar com cheiro de ovo, é preciso retirar a película que envolve a gema. Para isto, na hora de peneirar, use uma peneira de malha
grossa e simplesmente fure as gemas com um garfo. Deixe-as passar naturalmente pela malha da peneira (sem usar espátula ou outro objeto). Assim, a película da gema ficará retida na peneira e o quindim não ficará com cheiro de ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário