sábado, 2 de abril de 2011

Torta fria


(receita enviada por Anelise Souza Lima)

null

Comadres queridas!
Prá começar tenho que dizer que o blog "Rainhas" me ajuda muito nas minhas lides gastronômicas. Primeiro pq minha avó e minha mãe sempre passaram longe do fogão. Para elas, ele só serve para aquecer água para o chimarrão. Aprendi a cozinhar por necessidade, cansada dos miojos, das comidas de viandas e das refeições sem amor (feitas por obrigação) das empregadas. Meu pai é um exímio cozinheiro de comida campeira, coisa bem buenacha, cheia de banha e sal. Graças a isso tenho um paladar de peão.
Consta que nesse fim de ano me deu uma vontade louca de comer torta fria. Eu nunca tinha feito. Puxei da memória minhas tias preparando a delícia, com maionese caseira, feita com ovos de galinha caipira. A gente comia um pedaço e nossa, enchia a minha pancinha de guriazinha.

Então, mais modesta, resolvi me aventurar. O recheio bem simples, eu tinha um pote de frango desfiado no freezer, e foi ele mesmo, usado com um tomate bem maduro picado e uns 3 pepinos em cubinhos. Para dar "liga" maionese, iogurte natural, e molho shoyo. Como era a primeira vez, fiz metade do pão. Por isso minha torta fria saiu "baby" desse jeito nas fotos. A cobertura foi de maionese e iogurte natural. O detalhe da rosa. Sim, minha mãe não sabia cozinhar, mas sabia fazer salada. Essa flor de casca de tomate eu aprendi com ela. Não ficou um charme?

Nenhum comentário:

Postar um comentário