sexta-feira, 1 de abril de 2011

Assadeira de batata ao perfume de sálvia e tomilho



null

Atenção batatólogos de plantão! Mais uma maneira deliciosa de usar nosso ingrediente tão adorado!

Eu precisava de uma receita que passasse longe, muito longe de carnes. Um feriado prolongado recheado decostelinha à moda do Outback, churrasco e muita picanha foi o suficiente para me dar aquele banzo de carne que vez ou outra me acomete. Catei o volume Verduras da coleção A Grande Cozinha e escolhi essa assadeira pela simplicidade e porque eu tinha todos os ingredientes à mão. Na receita fiz apenas uma única modificação - acrescentei um ingrediente a mais: pimenta. No resto, a segui à risca, até porque ela é perfeita justamente por ser completamente simples.


null


Comece untando uma assadeira de 22cm com manteiga e farinha de rosca. Descasque e lave 700gr de batatas e corte em fatias finas. Pique bem fininho 2 folhas de sálvia (adoooro sálvia!) e tire as folhinhas de 4 raminhos de tomilho.
Agora é só montar assim: forre a assadeira com uma camada de batatas, por cima salpique as ervas, distribua algumas fatias (ou colherzinhas) de manteiga e tempere com sal (nessa altura foi que eu também usei pimenta do reíno moída na hora e um tantinho de pimenta caribenha, também moída na hora). Depois, mais uma camada de batatas e assim por diante, até finalizar. Depois da última camada, coloque apenas manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 1 hora ou até que estejam beeem douradas.
Ao retirar do forno, finalize com mais tomilho e sirva bem quente. Eu fui de saladinha de almeirão, alface e tomate cereja (com um molho escândalo de mostarda dijon) como acompanhamento e, ó... não carece de mais nada mesmo.

Vai ter repeteco em casa com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário