sábado, 2 de abril de 2011

Hortinha em casa

Hortinha em casa - Manjericão

null
(foto:Getty images)

Amiga, eu já estou partindo para o desespero, plantei uma linda muda de manjericão cresceu ficou lindo, começou a muchar e morreu, descobri que pus muita água, ele não gosta de água, tem que por um pouco e no seu pé, arranquei folhas e galhos pra fazer molho e de novo ele murchou e morreu...
Já matei três...
Diga-me lá:
1o. Como plantar e cuidar, regar, etc.
2o. quando eu posso retirar as folhas pra fazer molho..., por favor, me responda eu amo manjericão, mas não tô conseguindo conservar em minha casa, eu planto ele fica lindo e depois por minha total ignorância no trato eu o mato... Nos socorra

Muito obrigado, Carlos Barreto.


*** 

Carlos, fique calmo! Isso acontece com muita gente... a coisa mais fácil desse mundo é matar um manjericão.

Não sei como você colheu seu manjericão, mas isso influencia muito no desenvolvimento da planta. Ele realmente não gosta de muita água. O excesso é fácil de detectar: a base do caule vai ficando marrom e as folhas vão murchando até morrer por completo.

Mas vamos ao plantio primeiro: ele gosta de uma mistura de solo fofa e rica em matéria orgânica:

1 parte de terra comum (terra boa de jardim)
1 parte de terra vegetal
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia de construção

Misture, prepare o vaso seguindo as dicas que eu falei aqui (final do post), com camada de drenagem pra evitar o acúmulo de água, muito cuidado pra não desfazer o torrão que vem com a muda (pra não abalar as raízes).

O manjericão gosta de no mínimo 4h diárias de sol, molhe somente pra manter o solo úmido, sem exageros, umas 3x por semana é suficiente caso o clima esteja frio ou chuvoso, observe o solo e diminua a quantidade de água.

Pra adubar, a cada 40 dias, adube com umas 2colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca, dê uma afofada na camada superficial, espalhe o húmus e regue em seguida.

Eu já comentei sobre isso, mas é bom lembrar, sempre corte as flores do manjericão, isso vai manter a planta jovem por mais tempo e preservar o sabor das folhas mais acentuado. Isso porque as flores funcionam como um dreno nas plantas, ou seja, consomem muita energia.

null

A foto aqui embaixo mostra o jeito certinho de colher, deve ser como um beliscão, retirando as ponteiras dos galhos, isso estimula a saída de galhos laterais e seu manjericão vai ficar mais cheinho e sempre com novas brotações.
Espere sua planta se desenvolver bem antes de colher.

Você pode colher a hortelã desse mesmo jeito, a menta, o orégano, o tomilho e a segurelha, tem mais um monte que não lembrei agora...

null

Como colher (logo abaixo), mas ficou faltando um update nele... Aqui estão as fotos da maneira certinha de colher a salsinha e o coentro (colher de fora para dentro e nunca do centro). 

null

A cebolinha, folha por folha(pra quem tem menos paciência, corte tudo, vai demorar um pouco, mas brota novamente).

null

O alecrim(corte as ponteiras com tesoura).

null



Hortinha em casa - Como colher

null

Comadres, sei que é irresistível, mas esperar a hora certa de colher os temperos da hortinha é essencial. Antes da colheita, sua planta deve estar bem desenvolvida e adaptada, se sofrer um "trauma" antes, ela pode não se recuperar.

Nunca dê "puxões", nem depene sua planta de uma vez só. Use sempre um pouquinho de cada vez, evita que a planta sofra e ela tem tempo pra crescer. A menos que você queira fazer um belo pesto, tenha um pé de manjericão bem grande na horta.

Alguns temperinhos devem ser colhidos com uma tesoura, corte um ramo terminal, ou seja, a ponta do galho. Sempre faça o corte próximo ao nó (de onde saem as folhas), ou corte um galhinho maior bem perto de onde ele saiu, sem deixar rebarbas: alecrim, hortelã, manjericão, orégano, tomilho, segurelha.

A cebolinha tem dois jeitos: pode cortar tudo com uma tesoura (um pouco acima da parte branca), o que vai exigir um pouco mais de tempo pra rebrotar. Ou tirar folha por folha: pegue uma folha bem desenvolvida, e bem no finalzinho da folha, descole a parte branca e dê um leve puxão, até soltar.

Para a salsinha e o coentro, arranque os galhinhos mais velhos, de fora para dentro. Não retire o centro, é de onde vão sair os novos brotos.

A sálvia, se for usar bem pouquinho, retire as folhas mais desenvolvidas, ou corte um galho com tesoura, se precisar de mais.

Não espere suas ervas florescerem pra colher, as flores "roubam" o aroma das folhas, colha antes, e retire todo pendão ou inflorescência que aparecer.
Assim você vai ter temperinhos frescos por um bom tempo!

***

Hortinha em casa - Preparando o substrato



Cada erva tem suas exigências quanto ao solo e clima. Antes de plantar, deve-se ter o cuidado de preparar um substrato que “agrade” a todas.
No geral, as ervas gostam de um solo fértil, fofo e bem drenado.
Essa mistura é ideal para vasos e jardineiras:

1 parte de terra comum (terra boa de jardim)
1 parte de terra vegetal
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia de construção

Caso não queira preparar, compre no mercado substrato pronto para horta, não é necessário acrescentar nada.
Para plantar, coloque sobre a camada de drenagem um pouco de areia, suficiente para cobrir as pedras e ajeite bem com uma pá de jardinagem (a areia vai ajudar a filtrar a água).

Comece a encher o vaso com o substrato, ajeite as mudas no local onde vão ser plantadas, com cuidado para que o torrão seja preservado. Complete com terra até 1cm abaixo da borda do vaso, ajeite delicadamente para nivelar e assentar a terra.

Para cobrir a terra aparente, você pode usar casca de pinus ou argila expandida (além de bonito, é bom pra conservar a umidade do substrato). Regue até umedecer bem a terra.

Lembre-se: 
No caso de jardineiras, plante no máximo 3 ervas diferentes e deixe 5cm de distância entre elas e as bordas do vaso (comece a plantar da maior para a menor, para não sombrear as menores),se for plantar uma erva somente no vaso, centralize-a bem.
Nunca enterre parte do caule da muda, deixe-a no nível do substrato.

Pense nas ervas que você utiliza com mais freqüência aí no seu lar doce lar, compensa fazer uma jardineira ou vaso separados só com elas(por exemplo salsa e cebolinha). Assim, depois de colhidas, suas ervinhas vão ter tempo pra rebrotar até a próxima colheita.
Plante hortelã e menta em vasos separados, são ervas mais agressivas.

Combinações possíveis:



Sálvia+alecrim,tomilho+alecrim+sálvia,
tomilho+manjericão+salsinha,sálvia+tomilho+segurelha,
manjericão+cebolinha+orégano,orégano+salsinha+sálvia, salsinha+orégano, manjericão+sálvia,
manjericão +manjerona+cebolinha,alecrim+cebolinha+coentro.

Caso você tenha ervas já desenvolvidas, pode usar orégano para forrar alecrim ou manjericão, fica lindo!

Use um esquema lógico para plantar, agrupe o mesmo tipo de erva de um lado do vaso, ou faça uma seqüência de tipos diferentes da mesma erva (como o manjericão, quem tem espantosos 7 tipos!)
A hortelã, o manjericão, o orégano e a salsinha não devem tomar o sol forte do fim de tarde, pois podem queimar as folhas.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário