terça-feira, 5 de abril de 2011

Lavanda



null
(foto: gardening.about)

Olá Grasiele adoro minhas lavandas, moro em Jaguariúna aqui faz um calor danado plantei um canteiro de lavandas, vc sabe como devo fazer o replantio, ela pega de galho, será que tenho que cortar e tirar com a raiz para replantar daqui uns dois anos?

obrigado e abraços


***
A lavanda é originária do clima mediterrâneo, mas diversas variedades suportam o clima mais quente, as de clima frio precisam da queda de temperatura para florescer. Se o seu canteiro está florescendo bem, sua escolha foi ótima para sua região quente.

Essa planta é parente do alecrim, os cuidados são bem parecidos, gostam de sol pleno, e sem muitas frescuras...

A mistura de solo deve ser bem drenada, mais arenosa, essa aqui é boa pra plantar em vasos:

1 parte de terra comum
1 parte de areia de construção 
½ parte de húmus de minhoca

Não se esqueçam de preparar bem a camada de drenagem, ela é bem sensível ao excesso de umidade. No canteiro, pode ser misturado um pouco de areia e a terra bem afofada. No vaso, a mesma coisa, afofar a cada 2 meses.

Nada de muita água, ela gosta de solo mais seco, umas 2x por semana com pouca água, já está bom.

Na adubação, ela não é nada exigente, um pouquinho de NPK 4-14-8 a cada 3 meses ( siga a quantidade indicada pelo fabricante), em volta do vaso e rega logo em seguida. Pode usar também a farinha de ossos, 1 colher(sopa) rasa por vaso.

Tanto pode ser plantada em canteiros formando maciços, bordaduras, como em hortinhas de ervas e vasos. A cada 2 anos deve ser replantada, por estaquia da ponta dos ramos, corte uns 10 cm, tire as folhas de baixo e plante numa garrafa pet, fazendo uma espécie de estufinha, desse jeito aqui. Quando enraizar é só plantar nos vasos ou canteiros.

Sempre após a floração dê uma boa podada, na próxima ela vai estar com novos galhos e muitas flores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário