sexta-feira, 1 de abril de 2011

Biscoitos de Natal


(receita enviada por Silvia)

null
Olá, Katita e Faby
Que legal ter alguma coisa bonita para compartilhar com vcs! Por isso escrevo este e-mail! Antes de ter algo 'batuta' não me atreveria escrever para aquelas que alegram meus olhos com tantas coisas lindas e fazem meus "ouvidos sorrirem" com tantos textos inteligentes e engraçados!

Mas me preparei para mostrar algo muito especial, tal qual os presentinhos que Bentinho em 'cólicas' queria entregar para os amigos. Fiz biscoito de Natal para meu filho entregar para os amiguinhos dele!

O mais legal, fiz no formato bonequinho e variei na hora da decoração. Fiz com as características físicas dos amigos, o tradicional boneco de gengibre, papai noel, boneco de neve, etc. Além disso, fiz redondinho com os nomes. O resultado: um presente digno de rei (ou melhor, de rainha)!

null

Eles amaram e as mães mais ainda! Isto prova que presente não tem que ser caro e sim ser uma parte do seu afeto pela pessoa, transformada em algo significativo e concreto.

A receita? Mega fácil:

3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
1 ovo
100 gramas de manteiga sem sal na temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de bauninha (ou essência de sua preferência)

Para fazer, mais que mega fácil:
Bata na batedeira o açúcar e manteiga até ficar amarelinho. Junte o ovo e a essência e bata até ficar bem fofinho. Na mão, vá juntando a farinha peneirada com o fermento até dar o ponto de sova e mão na massa. Faz um bola, embrulha e coloca na geladeira por 1 hora no mínimo (este é o pulo do gato pq se não estiver fria vai grudar na sua mão, na superfície e estourar seu saco de paciência rapidinho). Depois é só enfarinhar uma superfície limpa e abrir a massa com rolo (mas não precisa deixar muito fina). Corte com cortadores de sua preferência e coloque em assadeira em forno pré-aquecido. Asse a 180 graus por uns 15-20 minutos. Aconselho ficar olhando de vez em quando para não deixar queimar! Quando a parte de baixo começar a ficar coradinha pode tirar. Deixe esfriar e decore.

Várias variáveis. Mega solte a imaginação:
1 - Para decorar: glacê real, confeitos, açùcar (de vários tipos e cores), etc.
2 - Se quiser, adicione 1 colher de sopa de cacau em pó para ficar sabor chocolate junto com a farinha.
3 - Pode adicionar pedacinho de nóz de sua preferência na massa.
4 - Pode fazer a massa padrão, dividir em porções e colorí-las com anilina para biscoitinhos coloridos e fofos.

Se resolverem publicar meu humilde e-mail, por favor o dediquem a minha querida irmãnzinha Paula Regina, que me mostrou o caminho virtual até o vosso reino e fez de mim uma aspirante a Rainha (se bem que nome de rainha eu tenho, que nem o da rainha Silvia da Suécia), e que sempre me inspirou a ser uma cozinheira (e pessoa) melhor.

Obrigada por serem tão lindas, inteligentes e fofas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário