sexta-feira, 1 de abril de 2011

Marzipan


(receita enviada por Miriam Levy)

null

Oi, Faby!
Que emoção ver o post com minhas margaridinhas. Ainda bem que elas chegaram bem.
Aqui está a receita do Marzipan. Já tinha feito algumas vezes, mas ficava doce demais, sem aquele gostinho interessante, parecido com os importados. Navegando pela internet, descobri o segredo: licor de amêndoas amargas. Quando você abre a garrafa já vem o cheiro de marzipan. Coloquei 1/2 cálice e achei bom, pode ser que outras pessoas prefiram mais. A minha tia trouxe o tal licor de Portugal, mas eu já vi para vender na Casa Pedro aqui no Rio, que é tipo um armazém gigante.

- 1 xícara (chá) de amêndoas descascadas
- 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1/2 cálice de licor de amêndoas amargas

null

Levar ao processador as amêndoas com uma parte do açúcar de confeiteiro. Adicionar aos poucos o licor e o restante do açúcar até formar uma bola compacta. Há quem coloque clara de ovo para dar a liga, mas eu achei que não precisava.

Dica útil que talvez você já conheça: para descascar as amêndoas, coloque-as submersas em água fervente por 10 minutos, escorra a água e aperte com os dedos, girando um pouco. Elas pulam para fora da casca. Ótima tarefa para crianças que querem ajudar na cozinha...

Esses para o encontro do Rio eu cobri com glacê e deixei descansar no tapete de silicone, mas pode ser papel manteiga. Acho que fica mais gostoso com chocolate, mas não sei manuseá-lo muito bem e deu tudo errado. Queria fazer para o Natal cestinhas de marzipan e colocar ganache dentro, mas não sei bem como. Alguma sugestão?

Por falar em Natal, esta receita vai como um incentivo para você se dar um processador de presente. Não sei se você leu, mas eu escrevi um tratado defendendo o meu... :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário